Bem-estar
Menopausa: alterações hormonais podem afetar a saúde bucal
Ortodontista Catarina Riva alerta sobre inflamações nas gengivas. 80% das mulheres experimentam os sintomas

A mucosa oral é tão sensível às mudanças do estrogênio quanto à mucosa vaginal. Foto: Freepik
Você sabia que entre 75% e 80% das mulheres experimentam os sintomas da menopausa? A ortodontista Catarina Riva alerta que alguns deles estão relacionados à saúde bucal e devem ser acompanhados para evitar a perda dos dentes e doenças periodontais. De acordo com estudo da Calcified Tissue Internacional e Musculoskeletal Research, o risco de perda dentária e óssea pode aumentar mais de quatro vezes durante a peri e a pós-menopausa, afetando a saúde bucal de mulheres a partir dos 45 anos.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
“Isso acontece por conta das alterações do hormônio estrogênio, é preciso que dentistas e ginecologistas conversem com suas pacientes sobre essa questão, pois a mucosa oral é tão sensível às mudanças do estrogênio quanto à mucosa vaginal. A menopausa é um processo natural do corpo da mulher, mas seus sintomas devem tratados para não haver perda na qualidade de vida”, ressalta.
Dentre os mais problemas bucais mais comuns dessa fase estão sensibilidade na gengiva; redução do volume das gengivas; perda de massa óssea; boca seca; mau hálito; entre outros. “Deve-se redobrar os cuidados com a higiene oral e acompanhamento periódico ao dentista para evitar a progressão até a perda do dental”, alerta.
A especialista reforça também a orientação para mulheres tabagistas a abandonarem o cigarro o mais breve possível. “O fumo é um catalizador de infecções e pode intensificar os problemas bucais no período da menopausa”, destaca.
