fbpx

Bem-estar

Dicas para cuidar da oleosidade da pele durante o inverno

Estação mais fria do ano pede mais cuidados com hidratação para evitar ressecamento e aumento da acne

Publicado

em

Foto: Freepik

Quem convive com a pele oleosa deve sentir um alívio no inverno. Afinal, com as baixas temperaturas, a pele a a produzir menos sebo. Porém, isso não é totalmente positivo: a pele pode acabar ficando muito ressecada durante a estação, o que pode, inclusive, aumentar o surgimento de acne.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

1.  Mas então é necessário ficar mudando a rotina de skincare conforme as estações do ano? Sim! A dermatologista Dra. Juliana Tepedino (CRM-RJ 5287019-6) explica: “As mudanças na temperatura e umidade do ar causam respostas na pele que precisam ser acompanhadas pela rotina de cuidados. Para as peles oleosas, o maior risco são as higienizações com ingredientes muito abrasivos que podem deixar a pele ressecada e opaca em temperaturas mais frias. O melhor é aplicar uma solução higienizadora mais suave”. Por isso, é preciso rever sua rotina de skincare nessa estação, dando mais atenção à hidratação, além de tomar cuidado com alguns hábitos comuns nesse período.

2.  Os banhos quentes nessa época do ano são recorrentes, mas nada benéficos para a pele que já está sofrendo com o ressecamento por conta do frio. Essa prática aliada a sabonetes que removem o sebo natural da pele, podem gerar alguns incômodos. “O ressecamento causado pelo banho quente pode causar alguns desconfortos, como irritação da pele, vermelhidão e até coceira”, reforça a dermatologista.

3.  No skincare, a hidratação é a palavra-chave. A pele oleosa precisa de hidratação durante todo o ano, inclusive no inverno, pois é esse o na rotina de skincare que irá ajudar a manter uma textura macia e controlar o surgimento da acne. A limpeza é essencial para que os poros não sejam obstruídos, porém, devem ser evitados sabonetes que deixam a pele muito seca ou sensibilizada. “Vale ressaltar que higienizar o rosto mais do que duas vezes por dia pode causar um efeito rebote e deixar a pele ainda mais oleosa”, complementa a dermatologista.