BandNews FM
Voto auditável: entenda como o modelo funcionaria nas eleições
O advogado Gustavo Varella comenta o pensamento levado a cabo pelos manifestantes para requisitar a inclusão da máquina ao processo, além de detalhar como ocorre atualmente
Estimulados pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, manifestantes saíram às ruas neste domingo (01) para pressionar autoridades a implementar o “voto auditável”, termo utilizado para se referir à inclusão de uma máquina que imprima uma cédula de comprovação do voto às sessões eleitorais, que seria utilizada posteriormente para uma recontagem.
A proposta tem sido rebatida por especialistas, que alertam para os gastos de equipar todas as sessões eleitorais brasileiras com o aparelho, além de apontar o prazo curto para que essa operação seja realizada. Eles ainda esclarecem que os mecanismos presentes na urna eleitoral já permitem uma auditoria e segurança dos votos, a partir das cerimônias de conferência de software com autoridades e partidos, além dos boletins de urna imprimidos antes e depois do pleito.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Na coluna Direito para Todos desta segunda-feira (02), na BandNews FM Espírito Santo, o advogado e mestre em Direito Constitucional Gustavo Varella comenta o pensamento levado a cabo pelos manifestantes para requisitar a inclusão da máquina ao processo, além de detalhar como ocorre atualmente. Ouça:
