BandNews FM
Prefeito ressalta importância de estudo da vacina em Viana
O prefeito Wanderson Bueno detalha o planejamento para a realização da pesquisa e ressalta a importância da pesquisa para o avanço da imunização no país
No próximo domingo (13), das 8h às 17h, os moradores do município de Viana serão vacinados com meia dose do imunizante do laboratório AstraZeneca/Oxford, como parte de uma pesquisa coordenada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). O objetivo da investigação é saber se a dose reduzida é capaz de gerar resposta imune adequada contra o coronavírus, assim como a dose padrão atualmente utilizada.
A meta dos pesquisadores é alcançar 85% de cobertura vacinal, ou seja, ter 29.637 pessoas vacinada, sendo 47% do sexo feminino e 53% do masculino. Até a manhã desta terça, mais de 7 mil vianenses já haviam se inscrito na pesquisa, por meio da plataforma disponibilizada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
O público alvo é de pessoas de 18 a 49 anos que ainda não tenham tomado a vacina contra a covid-19, ou qualquer outra vacina nos últimos 14 dias, e que não façam parte de algum grupo prioritário. Para participar, é preciso agendar a vacinação no site “vianavacinada.saude.es.gov.br“.
Em entrevista à BandNews FM Espírito Santo, o prefeito da cidade, Wanderson Bueno, detalha o planejamento para a realização da pesquisa e explica o que incentivou à escolha do município como território para que a eficácia da dose seja verificada, ressaltando a importância que a eventual confirmação terá para o avanço da imunização em todo o país. Ouça:
