fbpx

BandNews FM

ES planeja aplicar 50 mil doses da vacina Janssen em um dia

Imunizantes da Johnson e Johnson chegam ao país próximo do prazo de validade. Estado vai definir cidades que receberão vacinas

Publicado

em

O Espírito Santo vai receber 50 mil doses da vacina da Janssen na próxima semana e prepara uma logística especial para aplicar todas elas em um único dia.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

A pressa se dá porque o imunizante contra a Covid-19 da Janssen, braço farmacêutico da Johnson e Johnson, chega ao Brasil na próxima semana perto do prazo de validade. As doses têm que ser aplicadas até o dia 27 de junho para não ficarem inutilizadas.

Receba as informações da BandNews ES no grupo da Rádio.

Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde informou que a logística para a distribuição dos imunizantes será definida nos próximos dias e que a previsão é aplicar as 50 mil doses em apenas um dia. Todas as definições da distribuição e aplicação serão anunciadas nos próximos dias pela secretaria.

Devido ao risco de perder vacinas por conta do prazo de validade, o Ministério da Saúde recomendou que as doses da Janssen sejam concentradas em capitais pelo país, evitando mais atrasos nos deslocamentos dentro dos estados.

No Espírito Santo, ainda não foi definido se esta vacina ficará apenas em Vitória ou somente na região metropolitana. O público que poderá recebê-la deve seguir a continuidade da programação das faixas etárias, atualmente concentrada a partir de 50 anos no estado.

A vacina da Janssen é de apenas uma dose e possui eficácia de 85% em prevenir casos graves da Covid-19. O seu armazenamento não depende de condições restritas de temperatura, como a da Pfizer.

O imunizante foi bastante utilizado nos Estados Unidos. Cerca de 3 milhões de doses chegam na próxima semana ao país através de uma antecipação do contrato do Ministério da Saúde com a Johnson & Johnson, que vai entregar ao Brasil 38 milhões de doses até dezembro.