fbpx

Últimas Notícias

Vitória e Vila Velha abrirão agendamentos para vacinar crianças

Ambas as prefeituras afirmam estar prontas para iniciar a campanha entre as crianças e aguardam apenas a entrega dos imunizantes

Publicado

em

Vitória e Vila Velha abrirão agendamentos online para vacinação pediátrica . Foto: FreePik

Vitória e Vila Velha abrirão agendamentos online para vacinação pediátrica. Foto: FreePik

As Secretarias de Saúde de Vitória e Vila Velha estão prontas para iniciar a campanha de vacinação pediátrica contra a covid-19. De acordo com os municípios, agendamentos online serão abertos para atender as demandas.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

> Saiba quais crianças serão imunizadas primeiro contra a covid

A data ou horário em que as oportunidades serão abertas ainda não foram divulgadas. Ainda assim, as prefeituras afirmam que estão apenas aguardando ree dos imunizantes por parte da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

O órgão, por sua vez, aguardava nesta madrugada a chegada das 24 mil doses de vacinas destinadas para crianças e adolescentes entre 5 e 11 anos de idade. A entrega, no entanto, não ocorreu.

Em nota, a Sesa afirma que ainda aguarda do Ministério da Saúde uma nova informação sobre a entrega e que tão logo chegue em território capixaba, o lote será enviado para a Rede Estadual de Frio de onde será distribuída para os municípios capixabas.

As regras da vacinação pediátrica

A vacina utilizada será a Comirnaty (Pfizer/BioNTech) de uso pediátrico, em esquema primário de duas doses de 0,2mL.

De acordo com as prefeituras de Vitória e Vila Velha, os pais ou responsáveis deverão apresentar os cartões de vacina, Cartão SUS ou F das crianças ou adolescentes.

Quem testou positivo para a covid-19 deverá aguardar 30 dias para receber a dose da vacina e, caso tenha sintomas gripais, deve aguardar o fim dos sintomas para se imunizar.

A vacinação, inclusive, não deverá ser istrada de forma concomitante a outras vacinas do calendário infantil. Por esse motivo, e por precaução, a recomendação é que seja respeitado um intervalo de 15 dias.

No caso das crianças que completarem 12 anos entre a primeira e a segunda dose, a orientação é para que permaneça a dose pediátrica da vacina Comirnaty — no caso dos adultos, a dose é de 0,5ml. Já o intervalo entre a primeira e segunda dose será de oito semanas.