fbpx

Últimas Notícias

Sesa orienta pessoas que vieram do exterior a fazerem teste de covid

A recomendação é para todos aqueles que estiveram fora do país nos últimos 14 dias. Teste RT-PCR pode ser feito no Aeroporto de Vitória

Publicado

em

Teste RT-PCR para covid-19. Foto: FreePik

Teste RT-PCR para covid-19. Foto: FreePik

O secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, pediu a todos os viajantes que chegam do exterior no Espírito Santo que façam o teste RT-PCR contra a covid-19.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Em seu Twitter, ele reforçou que a orientação é para todos aqueles que que chegaram de viagens internacionais, independentemente do país visitado, nos últimos 14 dias, com ou sem sintomas da doença.

O pedido do secretário acontece um dia após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informar neste domingo (28) que um brasileiro com agem pela África do Sul testou positivo para covid-19 ao desembarcar no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. Não há, no entanto, confirmação se o ageiro está contaminado pela variante Ômicron.

O surgimento da nova variante da covid-19 foi confirmado em regiões da África e com letra grega correspondente à letra “o” do alfabeto. A cepa B.1.1.529 foi identificada em Botsuana, país vizinho à África do Sul, em meados de novembro. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a variante pode se tornar responsável pela maior parte de novos registros de infecção pelo novo coronavírus em províncias sul-africanas.

Por medida de precaução, a partir desta segunda o governo federal decidiu restringir e entrada de ageiros oriundos da África do Sul, Botsuana, Lesoto, Namíbia, Zimbábue, Eswatini (ex-Suazilândia), Angola, Malawi, Moçambique e Zâmbia.