Últimas Notícias
Sesa orienta pessoas que vieram do exterior a fazerem teste de covid
A recomendação é para todos aqueles que estiveram fora do país nos últimos 14 dias. Teste RT-PCR pode ser feito no Aeroporto de Vitória

Teste RT-PCR para covid-19. Foto: FreePik
O secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, pediu a todos os viajantes que chegam do exterior no Espírito Santo que façam o teste RT-PCR contra a covid-19.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Em seu Twitter, ele reforçou que a orientação é para todos aqueles que que chegaram de viagens internacionais, independentemente do país visitado, nos últimos 14 dias, com ou sem sintomas da doença.
Todas as pessoas no Estado do Espírito Santo que chegaram do exterior (qualquer país) nos últimos 14 dias estão orientados a procurarem pontos de coletas de RT-PCR nos municípios capixabas, independente de terem ou não sintomas. Todos os resultados positivos serão sequenciados.
— Nésio Fernandes (@dr_nesio) November 29, 2021
O pedido do secretário acontece um dia após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informar neste domingo (28) que um brasileiro com agem pela África do Sul testou positivo para covid-19 ao desembarcar no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. Não há, no entanto, confirmação se o ageiro está contaminado pela variante Ômicron.
O surgimento da nova variante da covid-19 foi confirmado em regiões da África e com letra grega correspondente à letra “o” do alfabeto. A cepa B.1.1.529 foi identificada em Botsuana, país vizinho à África do Sul, em meados de novembro. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a variante pode se tornar responsável pela maior parte de novos registros de infecção pelo novo coronavírus em províncias sul-africanas.
Por medida de precaução, a partir desta segunda o governo federal decidiu restringir e entrada de ageiros oriundos da África do Sul, Botsuana, Lesoto, Namíbia, Zimbábue, Eswatini (ex-Suazilândia), Angola, Malawi, Moçambique e Zâmbia.
