fbpx

Últimas Notícias

Quatro regiões do ES devem chegar ao risco muito baixo em 10 dias

Das dez microrregiões, duas já estão em risco muito baixo, a Sudoeste Serrana e a Central Serrana, há algumas semanas

Publicado

em

Covid-19. Foto: Peter Ilicciev/Fiocruz

Nos próximos dias, quatro microrregiões do Espírito Santo estão próximas de alcançar o risco muito baixo, situação em que há maior liberação de atividades sociais e onde também está desobrigado o uso de máscaras até em ambientes fechados. Das dez microrregiões, duas já estão em risco muito baixo, a Sudoeste Serrana e a Central Serrana, há algumas semanas.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Estão mais próximos do risco muito baixo as microrregiões do Caparaó, Litoral Sul, Rio Doce e Centro-Oeste, podendo alcançar a marca em 10 dias, segundo o secretário de Estado da Saúde, Nesio Fernandes. Para chegar ao risco muito baixo, as microrregiões precisam ter 80% da população adulta com o esquema vacinal primário (segunda dose ou dose única); 90% da população de 12 a 17 anos vacinada com a primeira dose; e 90% da população idosa apta com a dose de reforço.

Já as demais regiões, como a Metropolitana, onde estão as cidades da Grande Vitória, podem chegar a serem classificadas em azul no mapa de risco ainda em abril. Para Nésio Fernandes, isso vai depender se elas se mobilizarem para vacinar a população idosa e os adolescentes.

Com a positividade baixa para a doença, em torno de 2,5% dos testes realizados resultando em contaminados pela covid e também o número baixo de pacientes internados, o Estado está otimista com o resultado da vacinação, mas ainda é preciso um tempo para avaliar um possível fim do estado de emergência do país. De acordo com Nésio, é preciso ainda de 60 a 90 dias de estabilidade nem novas cepas da doença para se pensar no fim da pandemia no país. A previsão do governo estadual é que nos próximos 21 dias tenhamos vários dias sem óbitos pela covid-19 no Espírito Santo.

Confira as cidades que podem chegar a risco muito baixo em breve

Rio Doce: Sooretama, Rio Bananal, Linhares, Aracruz, João Neiva e Ibiraçu

Caparaó: Ibatiba, Irupi, Iuna, Muniz Freire, Ibitirama, Divino de São Lourenço, Guaçuí, Alegre, Dores do Rio Preto, Bom Jesus do Norte e São José do Calçado

Litoral Sul: Alfredo Chaves, Anchieta, Iconha, Piúma, Rio Novo do Sul, Itapemirim, Marataízes e Presidente Kennedy

Central-Serrana: Itaguaçu, Santa Teresa, Itarana, Santa Maria de Jetibá e Santa Leopoldina