Últimas Notícias
Primeira paciente com variante Ômicron no ES é moradora de Vitória
A paciente esteve em São Paulo no final do mês de novembro e início de dezembro, e coletou o PCR ao chegar no Espírito Santo

DNA e coronavírus. Foto: Reprodução
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou nesta quarta-feira (23) o primeiro caso da variante Ômicron no Espírito Santo. É o caso de uma mulher de 40 anos, moradora de Vitória. Ela apresentou sintomas como febre, dor de garganta e coriza.
De acordo com a Sesa, a paciente esteve em São Paulo no final do mês de novembro e início de dezembro, e coletou o PCR ao chegar no Espírito Santo. O Lacen-ES foi o responsável pela confirmação desse caso.
As normas vigentes estabelecem o rastreamento de contatos visando a ruptura da cadeia de transmissão de quaisquer variantes do vírus. O Secretaria de Estado da Saúde garante a plena capacidade de testagem das amostras enviadas pelos municípios. Cabe destacar que esse caso foi devidamente notificado no Sistema de Informação para a Vigilância em Saúde.
A Sesa ressalta que, seguindo a estratégia de vigilância genômica, foram enviadas à Fiocruz cerca de 250 amostras e aguarda resultado dos sequenciamentos genéticos. Não havendo possibilidade de nexo com caso índice de paciente confirmado com a nova variante da covid-19, trata-se de transmissão comunitária do SARS-CoV-2 pela Ômicron.
A descoberta já representa o resultado do investimento de mais de R$ 1,5 milhão do governo do Estado na incorporação tecnológica de alta intensidade dentro do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-ES), que permitirá melhor resposta nas ações de vigilância genômica no Espírito Santo.
