Últimas Notícias
Ômicron: novas medidas restritivas podem ser adotadas no ES, diz Sesa
A possibilidade foi anunciada pelo secretário de Saúde do Espírito Santo, Nésio Fernandes, durante coletiva na manhã desta terça-feira

Restaurantes. Foto: Pixabay
A Secretaria de Estado da Saúde não descarta a possibilidade de adotar novas medidas restritivas no Espírito Santo para tentar conter o avanço da Ômicron, nova variante da covid-19. A possibilidade foi anunciada pelo secretário de Saúde do Espírito Santo, Nésio Fernandes, durante coletiva na manhã desta terça-feira (7).
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Para o secretário, é necessário aguardar algumas semanas para saber se serão necessárias outras medidas restritivas a atividades econômicas e comerciais. De acordo com Nésio, caso se reconheça o risco da nova variante, se for necessário, atividades econômicas e comerciais podem sofrer impactos, sobretudo a partir das festas de fim de ano e carnaval.
“Nós precisamos aguardar mais algumas semanas para saber se vamos adotar medidas complementares aos esforços na vacinação, testagem e a recomendação do uso das máscaras. Assim veremos se há necessidade de outras medidas restritivas econômicas e sociais serão necessárias. Outras medidas poderão ser tomadas caso se reconheça um potencial de risco maior com a nova variante ao controle das internações e dos óbitos pela covid-19”, frisou Nésio.
O secretário destacou a efetividade das vacinas disponíveis contra a mutação do vírus e elogiou a adesão dos capixabas à vacinação. Dos 115 mil adolescentes aptos a receberem a segunda dose do imunizante, apenas 512 estão com alguns dias em atraso. O desafio agora é alcançar mais de 90% na cobertura da segunda dose de todo o estado. A recomendação é que os municípios ampliem as estratégias de alcance vacinal deste público.
Assista a coletiva na íntegra:
Vacinas Janssen
O Espírito Santo continua sem previsão de chegada dos imunizantes contra a covid-19 da Janssen para serem aplicados como segunda dose, conforme nova orientação do Ministério da Saúde. Inicialmente, a vacina da Janssen era para ser aplicada em única dose, mas agora será necessária a aplicação da segunda dose e ainda de um reforço.
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) o Espírito Santo vai receber 13.300 doses do imunizante Janssen. Mas, até a manhã desta terça-feira (7) o órgão federal ainda não havia informado data e horário de envio.
No total, 104 mil pessoas foram imunizadas com a dose única da Janssen no território capixaba. Pela recomendação do governo federal, a aplicação da segunda dose para as pessoas que receberam o imunizante da Janssen deve ser feita com a mesma vacina entre dois e seis meses depois da primeira imunização.
