Últimas Notícias
Número de mortes por covid cai 33% e ES entra em nova fase de recuperação
Com o elevado número de casos em janeiro, a estimativa da Sesa é que metade da população do estado teve contato com infectados com o vírus, com ou sem sintomas

Secretário Nesio Fernandes e subsecretário Luiz Carlos Reblin. Foto: Reprodução
Na última semana, o número de mortes pela covid-19 caiu 33% em relação à semana anterior. Com a queda também no número de casos positivos para a doença e nas internações ocorridas nas semanas anteriores, a Secretaria de Estado da Saúde considera que o Espírito Santo entra novamente em fase de recuperação da maior curva de casos desde o início da pandemia. Com o elevado número de casos em janeiro, a estimativa da Sesa é que metade da população do estado teve contato com infectados com o vírus, com ou sem sintomas.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Segundo o secretário Nésio Fernandes, a queda de casos foi de 53% e 75% comparadas as últimas três semanas. O número de ocupação de leitos também caiu. Do início de fevereiro até este domingo, a ocupação reduziu de 87% para 70% dos leitos. O número de internados em UTI foi de 472 para 324 nas últimas semanas, o que representa 32% de queda do número de pacientes em UTI confirmados com a covid no SUS.
“Com a tríade da queda de óbitos, casos e internações, podemos considerar que o Espírito Santo vive uma nova fase de recuperação da doença que se consolida no nosso estado. A positividade dos testes também caiu, saindo de 42% para 29% nos testes de antígeno. Já os testes de RT-PCR a positividade caiu de 46% para 23%. Esse cenário consolida fase de recuperação da doença”, pontuou o secretário Nésio Fernandes.
Ele avalia ainda que o número de casos não deve subir de forma elevada novamente nos próximos 90 a 120 dias, diante do cenário de ampla vacinação, inclusive com dose de reforço, da população e pelo fato de metade da população ter tido contado com o vírus, o que favoreceu o estímulo para produção de anticorpos nos capixabas.
Testes para Carnaval
Com a queda de casos e redução da pressão na busca pelos testes, que chegou a sobrecarregar a rede em janeiro, o subsecretário de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, orienta que todos os moradores do Estado que forem viajar e reunir grupos de pessoas no período do Carnaval façam o teste de covid antes.
“Os pontos de testagem estão funcionando e sem transtornos ou filas, por isso a estratégia de testagem em massa será preservada e teremos novos pontos em março e abril, período onde há subida de casos respiratórios. A testagem pode ser usada para realizar eventos de forma mais segura, inclusive no Carnaval, quando teremos feriado. Recomendamos quem for viajar a fazer a testagem antes, para preservar a saúde de quem você ama”, pediu Reblin.
