fbpx

Últimas Notícias

Mortes por covid devem voltar a cair a partir da próxima semana, diz governador

Em pronunciamento, o governador Renato Casagrande disse que a expectativa é que nesta semana os números se estabilizem

Publicado

em

O governador Renato Casagrande coordena a coalizão de governadores pelo clima. Foto: Helio Filho/Secom ES

O governador Renato Casagrande. Foto: Helio Filho/Secom ES

Depois do aumento de casos e óbitos pela covid-19 em janeiro, em virtude da alta transmissibilidade da variante ômicron, o governo do Espírito Santo tem expectativa de que o número de mortes pela doença comecem a cair a partir da próxima semana.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Em pronunciamento após a divulgação do Mapa de Risco, que teve aumento no número de cidades em risco moderado, o governador Renato Casagrande disse que a expectativa é que nesta semana os números se estabilizem para depois começarem a cair.

O número de casos da doença já é 43% menor do que há 14 dias. Atualmente a média móvel está em 7.677 casos e há duas semanas eram 13,5 mil registros de infecções por dia.

“As infecções estão reduzindo, mas nos óbitos houve crescimento porque há um delay, pois a morte costuma ocorrer de 15 a 20 dias depois que a pessoa é internada. Em dezembro, a média móvel de mortes era 2,5 e hoje estamos em 20 óbitos na média móvel de 14 dias”, afirmou Casagrande.

Ele lembrou também da importância da vacinação das crianças, pedindo para aumentar a velocidade. Atualmente, 25% das crianças de 5 a 11 anos estão imunizadas. “Precisamos avançar. Muita gente ainda não completou o ciclo vacinal. A maior parte dos internados não completou o ciclo ou não se vacinou”, informou.