Últimas Notícias
Lotes interditados da Coronavac foram enviados para 8 municípios do ES
As vacinas foram envasadas em uma planta fabril na China que não foram inspecionadas para o uso emergencial no Brasil

Coronavac, vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Oito municípios capixabas receberam lotes da Coronavac que foram interditados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) neste sábado (4). A distribuição e aplicação dos imunizantes estão proibidas por até 90 dias. Segundo Agência, as vacinas foram envasadas em uma planta fabril na China que não foram inspecionadas para o uso emergencial no Brasil.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Neste domingo (5) a Sesa confirmou que recebeu do Ministério da Saúde, ainda em julho, um total de 1.100 doses do lote interditado pela Anvisa. Destas, 390 foram distribuídas a oito cidades capixabas e as demais permanecem na Rede de Frios do governo do Estado e não foram encaminhadas devido a validade ser superior aos lotes recebidos anteriormente.
Por meio de nota, a Secretaria garante que os municípios já estão informados e que aguarda novas orientação por parte do Ministério da Saúde.
E ressalta também que não há nenhum risco referente as 500 mil doses adquiridas pelo Estado. “Todas serão recebidas com a garantia de liberação da Anvisa”.
Por fim, disse acreditar que “a situação será resolvida em breve, pois o próprio Instituto Butantan divulgou nota esclarecendo a situação e atestando o rigoroso controle de qualidade no processo de produção da vacina considerada o imunizante mais seguro à disposição do Programa Nacional de Imunizações devido a sua plataforma de vírus inativado”.
