Últimas Notícias
Goiás registra 1ª morte pela Ômicron no Brasil
Paciente de 68 anos, tinha doença pulmonar e hipertensão. Caso foi relatado pelo município, mas ainda não há boletim do Ministério da Saúde

Cidade na região metropolitana de Goiânia já identificou 55 casos da variante por meio de programa de testagem. Foto: FreePik
A prefeitura de Aparecida de Goiânia, na região metropolitana da capital de Goiás, informou nesta quinta-feira, 6, ter registrado a primeira morte pela variante Ômicron no Brasil. O óbito, porém, ainda não foi reportado pelo Ministério da Saúde. Identificada pela primeira vez na África da Sul, a nova cepa do coronavírus tem sido responsável pelo aumento de casos de covid-19 em todo o mundo e tem ligado o alerta quanto ao possível avanço da pandemia no País.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Conforme a prefeitura, a vítima da variante foi um homem de 68 anos, portador de doença pulmonar obstrutiva crônica e hipertensão arterial. Ele estava internado em uma unidade hospitalar da cidade. “O paciente era ante de um caso que a pasta já havia confirmado como infecção pela variante. O homem estava vacinado com três doses”, informou a pasta.
A confirmação do primeiro óbito, acrescentou a prefeitura de Aparecida de Goiânia, se deu pelo Programa Municipal de Sequenciamento Genômico, que tem feito a análise de amostras positivas de RT-PCR coletadas no município para mapear a informação genética e identificar as variantes do SARS-CoV-2 (novo coronavírus) em circulação. Até o momento, 2,3 mil sequenciamentos já foram realizados na cidade, que já confirmou 55 casos de Ômicron. A prevalência da variante alcançou a casa dos 93,5%.
