fbpx

Últimas Notícias

Espírito Santo mantém ampliação de leitos covid para os próximos três meses

A informação foi dada pelo Secretário Estadual de Saúde, Nésio Fernandes, durante entrevista coletiva desta terça-feira (8)

Publicado

em

Leitos de UTI no Hospital Estadual de Vila Velha (HESVV). Foto: Hélio Filho/Secom

Leitos de UTI no Hospital Estadual de Vila Velha (HESVV). Foto: Hélio Filho/Secom

Depois de bater o recorde no número de casos da Covid-19 em janeiro, o Espírito Santo mantém a ampliação de leitos para fevereiro, março e abril. Com a perspectiva de queda de casos, compartilhada pelo Secretário Estadual de Saúde, Nésio Fernandes, em entrevista coletiva na terça-feira (8), aumentar a quantidade de leitos vai favorecer a retomada de outros atendimentos de saúde e cirurgias eletivas nos hospitais, que estão suspensas desde o final de janeiro. O secretário não informou quantos leitos serão ampliados.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Atualmente, 85% das 402 UTIs exclusivas para pacientes com coronavírus estão ocupadas, sendo que a estimativa é de ampliar para, no máximo, 1.098 unidades. As internações em leitos pediátricos também é preocupante, principalmente com o potencial de contágio da variante Ômicron e com a vacinação das crianças ainda no início. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, a ocupação varia de 79% a 87% nos leitos da Covid-19 para o público infantil.

A explosão de novos casos que acontece desde janeiro pode estar no fim. Segundo o subsecretário de vigilância em saúde, Luiz Carlos Reblin, o Espírito Santo começa a registrar uma fase de recuperação da pandemia, com queda significativa de casos.“Tudo indica que nós estaremos em uma positividade abaixo de 30% neste período (segunda semana de fevereiro), corroborando para uma fase de desaceleração e de queda nesta curva da pandemia”. Nesta semana, a positividade estava em torno de 43%. 

Mortes neste mês já é mais da metade que em janeiro

Apesar da possível queda de casos, o número de mortes apresenta crescimento exponencial desde o início do mês. Somente nestes nove primeiros dias de fevereiro, o Espírito Santo já registra mais da metade de mortes durante janeiro. Até o momento, são 138 óbitos em fevereiro, o que representa 54% das mortes do mês anterior. Seguindo essa linha, em menos de dez dias, a marca de óbitos já pode superar o que foi registrado em janeiro.

No Espírito Santo, aproximadamente 70% das mortes pela Covid-19 acontece para a população acima de 60 anos. O secretário Nésio Fernandes fala ainda sobre a possibilidade de reforço anual das vacinas para os idosos.“Isso nos leva a ter que avaliar as estratégias de vacinação e a utilização dos recursos disponíveis para poder mitigar o impacto de óbitos pela pandemia. O que, neste momento, tem mobilizado o país é o debate da necessidade do reforço anual da vacinação dos idosos ser já implementado em todo o país, ou também a chamada quarta dose”. Nesta semana, o Ministério da Saúde avalia adotar a quarta dose de vacina contra covid-19 para idosos a partir de 60 ou 70 anos e os estados debatem junto a pasta o início da aplicação da dose anual.