Últimas Notícias
Espírito Santo enfrenta quinta onda de expansão da covid-19
Ainda não foi verificado um impacto significativo na solicitação de leitos de enfermaria e UTI da rede pública

Coronavírus. Foto: FreePik
O aumento de casos conhecidos de covid-19 nas últimas seis semanas aponta a um cenário da quinta onda da doença no Espírito Santo, avaliou o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes. A informação foi divulgada durante coletiva na tarde desta segunda-feira (6).
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
“A quinta expansão da curva de casos se desenhou nas últimas seis semanas. Até a quinta semana, os casos vinham dobrando a cada 14 dias. Na última semana, os casos dobraram em 7 dias. Tivemos uma positividade que saiu de menos de 10% na última semana para 19%”, detalhou o secretário.
Ainda de acordo com Nésio, não foi verificado um impacto significativo na solicitação de leitos de enfermaria e UTI da rede pública. O Espírito Santo tem mantido uma média de cinco solicitações de leitos por semana na rede pré-hospitalar. Apesar dos números ainda serem baixos, o cenário exige uma atenção redobrada nos cuidados individuais, e principalmente no esquema vacinal.
O secretário alertou que, de acordo com os dados de abril e maio, 71% dos óbitos pela covid-19 foram de idosos. E 92% das vítimas não haviam completado o esquema vacinal ou sequer haviam se vacinado. Há registro de apenas um idoso que veio a óbito e já havia tomado as duas doses de reforço, no entanto, os primeiros sintomas apareceram ainda nos 14 primeiros dias da aplicação da segunda dose de reforço.
“O ritmo da vacinação com a terceira dose ou primeiro reforço não alcançou o nível para impedir uma nova pressão no sistema de saúde. Nós acreditamos que essa expansão deve acompanhar todo o mês de junho e ter um comportamento de queda em julho. Esperamos que possamos observar algum crescimento nas internações e óbitos”, adianta Nésio.
Assista a coletiva na íntegra:
