Últimas Notícias
Espírito Santo deve chegar ao risco “muito baixo” até dezembro, estima secretário
Nésio Fernandes afirma que o estado caminha para alcançar o risco muito baixo ainda em novembro em algumas microrregiões e em todo o estado até a primeira semana de dezembro

Foto: Leonardo Silveira/Prefeitura de Vitória
Na semana ada, o governo do Espírito Santo anunciou mudanças no Mapa de Risco, que inclui a classificação de risco “muito baixo”, que será caracterizada pela cor azul. Para alcançar essa classificação é necessário ter entre 80% e 90% da população imunizada contra a covid-19. E com o avanço da vacinação, inclusive em adolescentes, o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, afirma que o estado caminha para alcançar o risco muito baixo ainda em novembro em algumas microrregiões e em todo o estado até a primeira semana de dezembro.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
“Estamos começando neste mês uma mobilização com todos os atores para ampliar a vacinação em adolescentes. Em razão da grande cobertura vacinal a doença a a ter um comportamento endêmico, por isso não há risco de termos novas grandes ondas. Estamos trilhando o caminho de vencer a pandemia”, frisou.
Vacinados
O subsecretário de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin afirmou que a cobertura vacinal no Espírito Santo é de 92% da população adulta acima de 18 anos com a primeira dose ou dose única e 64% dos adultos estão com a segunda dose ou dose única. Em relação aos adolescentes, 65% deles já tomaram a primeira dose e a dose de reforço já foi aplicada quase 65% das pessoas com amis de 60 anos.
Até agora, 312 mil pessoas não retornaram para tomar a segunda dose. E 88% dessas pessoas tem menos de 59 anos de idade e representam o maior desafio de convencimento de tomar a segunda dose. O número chegou a ser maior, pois há algumas semanas o estado tinha 362 mil pessoas sem a segunda dose.
