Últimas Notícias
Covid: número de casos em junho já supera em 89% o de maio
12 pessoas perderam a vida para a doença em junho
Em menos de 15 dias, junho deste ano superou o número de casos do coronavírus confirmados pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) ao longo de todo o mês de maio. Até esta segunda-feira (13), o estado já registrou mais de 12.982 mil testes positivos em junho, contra pouco 6.849 registrados no mês anterior. Um aumento de 89% entre um mês e outro.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Nesta segunda-feira, o estado confirmou o registro de 2.194 novos casos em relação ao último boletim. Desse total, 1.452 testes positivos tiveram resultado nas últimas 24 horas e os demais são testes de outros dias que foram acrescentados entre as notificações. Esse é o maior número de novos casos registrados no estado desde o dia 24 de fevereiro, quando o estado registrou, em um dia, 1.487 casos conhecidos.
Apenas na última semana, 8.212 pessoas testaram positivo para o coronavírus. Sendo que na semana anterior, 4.330 casos foram confirmados. De uma semana para a outra, um aumento de 89%. Esse crescimento também é observado na média móvel, com +222%. Há 14 dias eram registrados em média 303 casos por dia. Hoje esse número subiu para 977. A maior média móvel de testes positivos, desde o início da pandemia, foi observada no dia 24 de janeiro deste ano, quando o estado registrou 22.717 casos da confirmados.
ALERTA
No Twitter, o secretário de Estado da Saúde (Sesa), Nésio Fernandes, apresentou gráficos que apontam a crescente de testes positivos no Espírito Santo. É possível observar o comportamento da doença durante sete semanas, já a partir da segunda quinzena de abril. Nas últimas quatro semanas, referentes ao mês de maio, o registro de casos deu um salto. Em um mês, o estado ou de menos de 2 mil casos para mais de 7 mil por semana.
Com devidos créditos ao querido @MarceloBragatte, que gentilmente ajudou este aprendiz de (R) na escala do eixo x, vejam o comportamento de casos de #COVID19 no Estado do Espírito Santo/BR nas últimas 7 semanas.
Um gráfico feito com #plot e outro com #ggplot2.#RStats
😷💉💉💉 pic.twitter.com/FDXNywdIvo— Nésio Fernandes (@dr_nesio) June 12, 2022
ÓBITOS E LEITOS
Por outro lado, a alta no número de casos ainda não se refletiu claramente nas internações nos leitos de covid-19 e ou nas mortes pela doença. Ao longo de maio, 18 pessoas perderam a vida. Já as mortes confirmadas até esta segunda-feira (13) em junho foram 12. Se comparado com os últimos 14 dias, a média móvel teve um aumento de 66%. Em média, hoje, o estado perde 1,07 vidas por dia em decorrência do coronavírus. Nas últimas 24 horas, um óbito foi registrado no Covid-19, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).
Nesta segunda-feira, a taxa de ocupação dos leitos públicos de UTI para covid estava em 26%. Nas enfermarias estão em atendimento 15 pacientes. O Espírito Santo, atualmente, tem 107 UTIs e 87 leitos de enfermaria para coronavírus. Sendo que a capacidade de expansão, caso precise, é de 1.098 UTIs e 1.099 leitos de enfermaria.
