Últimas Notícias
Covid: Confira se você está em dia para tomar a 4ª dose da vacina
O Espírito Santo registra 82% da população alvo com o esquema vacinação completo; são 3.111.091 pessoas com as duas doses dos imunizantes

Vacina Coronavac. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
O Espírito Santo segue mobilizando esforço no combate à pandemia do coronavírus. Com o anúncio do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que a pasta vai autorizar a oferta da quarta dose de vacina contra a covid-19 para pessoas com 50 anos ou mais, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) aguarda as diretrizes do Governo Federal para iniciar a aplicação.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
“A Secretaria de Estado da Saúde e os municípios capixabas estão preparados para aplicar a segunda dose de reforço nas pessoas com 50 anos ou mais e também trabalhadores da saúde. Estamos aguardando do Ministério da Saúde a publicação da nota técnica correspondente, que assim teremos a garantia das doses para a aplicação”, disse o subsecretário de Estado de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin.
A atualização ocorre em virtude do cenário epidemiológico em relação aos novos casos da covid-19 em todo território brasileiro. No Espírito Santo, são +115% em relação aos últimos 14 dias. Embora os óbitos permaneçam estáveis, a situação preocupa as autoridades, que orienta a busca pela imunização. No momento, o Espírito Santo registra 82% da população alvo com o esquema vacinação completo. São 3.111.091 pessoas com as duas doses dos imunizantes.
> Covid, gripe e sarampo: confira cronograma de vacinação em Vila Velha
A Plataforma Vacina e Confia, atualizada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), aponta que 1.123.900 pessoas estão com a primeira dose de reforço em atraso, ou seja, já aram da data de retornar aos postos para a imunização. Apenas 43% da população alvo tomou a primeira dose de reforço. O levantamento mostra ainda que 354.553 estão com a segunda dose em atraso, ou seja, sequer completaram o esquema vacinal.
CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Com a recomendação do Ministério da Saúde, publicada na última sexta-feira (27), de aplicação da dose de reforço contra a covid-19 nos adolescentes de 12 a 17 anos, 206.894 pessoas nessa faixa etária, no Espírito Santo, já estão aptas a vacina. A dose de reforço deverá ser aplicada a partir de quatro meses após a última dose do esquema vacinal primário. Com população de 338.972 adolescentes nesta faixa etária, atualmente a cobertura vacinal é de 90% para primeira dose e 71% para segunda.
Os municípios capixabas estão autorizados a iniciarem a imunização nos adolescentes, com a recomendação de esquema heterólogo. Quem recebeu Pfizer no esquema primário, receberá reforço com a vacina da Coronavac e quem recebeu Coronavac no esquema primário, receberá no reforço a dose da Pfizer.
A Plataforma Vacina e Confia mostra ainda a baixa procura por vacinação de crianças entre 5 e 11 anos. Com 393.089 pessoas nessa faixa etária, apenas 53% receberam a primeira dose e 28% retornaram aos postos para completar o esquema vacinal. 56.911 já estão aptas, mas excederam o prazo para tomar a segunda dose do imunizante. Ainda não foi liberada a dose de reforço para esse público.
PRIMEIRA DOSE DE REFORÇO
A primeira dose de reforço pode ser aplicada a pessoas com mais de 12 anos, após um intervalo de quatro meses após a segunda. Já para as pessoas com 60 anos ou mais, esse intervalo é de três meses.
SEGUNDA DOSE DE REFORÇO
Pessoas com 60 anos ou mais que já tomaram a primeira dose de reforço há mais de três meses já podem retornar aos postos para tomar a segunda. Já as pessoas imunossuprimidas, de 12 a 59 anos, que receberam a dose adicional há quatro meses, também estão aptas a se imunizarem com a segunda dose de reforço. O mesmo vale para profissionais da área da saúde.
