fbpx

Últimas Notícias

Covid: ES quer dobrar cobertura vacinal com reforço em dois meses

Apenas 45% das pessoas de 18 a 59 anos estão com a aplicação da terceira dose em dia

Publicado

em

Viana Vacinada: cidade vai iniciar imunização de reforço com meia dose. Foto: Myke Sena

Covid: ES quer dobrar cobertura vacinal com reforço para adultos em dois meses. Foto: Myke Sena

O Espírito Santo pretende dobrar a cobertura vacinal de adultos com três doses da vacina contra a Covid-19 nos próximos dois meses. O objetivo é atingir 90% de cobertura sobre esse público até o final de agosto. No entanto, o estado enfrenta um desafio para atingir essa meta em pouco tempo, já que apenas 45% das pessoas de 18 a 59 anos estão com a aplicação da terceira dose em dia.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Recentemente, o estado realizou mutirões de vacinação contra a gripe, o sarampo e a Covid-19, e a adesão da população foi muito abaixo do esperado. O último evento teve menos da metade do comparecimento planejado. De 70 mil pessoas esperadas, pouco mais de 30 mil marcaram presença.

Leia mais> Espírito Santo enfrenta quinta onda de expansão da covid-19

Dados do portal Vacina e Confia, do Governo do Estado, apontam dificuldades na adesão para as doses de reforço. A quarta dose para idosos, que começou a ser aplicada há pouco mais de dois meses, também possui baixo índice de cobertura vacinal, 46%.

Em relação ao público infantil, a dificuldade é ainda maior. Somente 29% das crianças de cinco a 11 anos de idade estão vacinadas com as duas doses, após seis meses do início da vacinação para este público.

Recentemente, o Ministério da Saúde modificou o esquema vacinal em relação às doses de reforço para as faixas etárias. Agora, adultos com mais de 50 anos também estão aptos a receberem a quarta dose e adolescentes de 12 a 17 anos podem receber a terceira aplicação.

Na busca por impulsionar a vacinação com os novos esquemas, a Secretaria Estadual de Saúde planeja realizar mutirões quinzenais entre os municípios, com a meta de alcançar 90% de cobertura vacinal para todos os públicos.