fbpx

Últimas Notícias

Dose de reforço em adultos acima de 18 anos será liberada na 6ª feira

Autorização da Sesa também vai reduzir para 90 dias o intervalo do reforço em pessoas com 60 anos ou mais

Publicado

em

Covid-19: dose de reforço em adultos 18+ será liberada na sexta-feira. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Covid-19: dose de reforço em adultos 18+ será liberada na sexta-feira. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

A partir de sexta-feira (19), adultos com 18 anos ou mais que receberam a segunda dose da vacina contra o novo coronavírus há pelo menos cinco meses poderão tomar a dose de reforço dos imunizantes. Segundo o subsecretário de Estado de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, a resolução que autoriza o início da vacinação no grupo será publicada nesta quinta (18). A medida, inclusive, vai determinar também a redução do intervalo da aplicação da terceira dose em pessoas com 60 anos ou mais para 90 dias.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Ambos os anúncios foram feitos na manhã desta quarta-feira (17) em coletiva de imprensa da Secretaria de Estado da Saúde. De acordo com o secretário da pasta, secretário da Saúde do Espírito Santo, Nésio Fernandes, o Espírito Santo voltou a apresentar queda sustentável e contínua das internações, casos e óbitos pela covid-19. De acordo com ele, o resultado está ligado principalmente ao aumento da cobertura vacinal.

“A vacinação de reforço da população adulta com mais de 18 anos e que já tenha cinco meses da aplicação da segunda dose terá um papel importante no controle da circulação do vírus em relação aos casos leves que poderiam ser favorecidos pela retomada das atividades econômicas e sociais, como as festas de fim de ano, natal, ano novo, verão e carnaval. Ou seja, o reforço é importante para garantir que tenhamos um risco menor de novas oscilações da doença”, explicou Nésio.

Quanto a redução do período de intervalo da aplicação do reforço nas pessoas com 60 anos ou mais, Fernandes explicou que a decisão se deu a partir de análises da própria Sesa sobre os casos registrados no Espírito Santo. “Ao cruzar os dados das internações, mortes, casos e vacinações, identificamos que 96% dos óbitos ocorreu entre pessoas idosas que receberam as duas doses. Em media, isso ocorre cerca de 90 dias após a aplicação da segunda dose. Ou seja, esse grupo precisa receber o reforço da vacina num período menor”.

De acordo com Luiz Carlos Reblin, as unidades de saúde dos municípios capixabas já estão preparadas para receber as pessoas e aplicar as doses necessárias. Inclusive, até o final da próxima semana serão executadas duas ações coordenadas com o objetivo de imunizar o maior número de pessoas. “Sábado (20), por recomendação do Ministério da Saúde, teremos um Dia Nacional de Vacinação. E na próxima semana, entre os dias 22 e 26, teremos uma vacinação nas escolas para contemplar com a primeira dose aquele grupo final de adolescentes e iniciar a aplicação da segunda naqueles que já estiverem aptos”, disse Reblin.

3ª dose em adultos 18+ apenas com intervalo de 5 meses

Diferentemente do que ocorreu no início da vacinação quando grupos prioritários eram contemplados primeiro, a aplicação do reforço respeitará o intervalo de aplicação da segunda dose da vacina. Segundo subsecretário de Estado de Vigilância em Saúde, dessa forma serão atendidos todos serão atendidos seguindo a regra de cinco meses de intervalo.

Confira o anúncio completo