fbpx

Últimas Notícias

Coronavac será testada em crianças e adolescentes no ES

Pesquisa é uma parceria entre o Instituto Butantan, Universidade Federal do Espírito Santo e pesquisadores da Fiocruz

Publicado

em

Coronavac será testada em crianças e adolescentes no Espírito Santo. Foto: Pixnio

Coronavac será testada em crianças e adolescentes no Espírito Santo. Foto: Pixnio

Uma pesquisa que colocará em teste a eficácia da Coronavac em crianças e adolescentes contra a covid-19 será iniciada no Espírito Santo. O assunto foi discutido e aprovado nessa quinta-feira (13) pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) e divulgado nesta sexta (14) pelo jornal Folha de S.Paulo.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

De acordo com a publicação, o projeto Curumim, como foi batizado, terá 1.280 participantes com idades entre 3 e 17 anos. Além da eficácia, a pesquisa também vai avaliar a segurança, produção de anticorpos e células de defesa do grupo.

Desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa em Vacinas do Hospital Universitário da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e o Grupo de Pesquisa de Biomarcadores do Instituto Renè Rachou da Fiocruz, os pesquisadores contam com o apoio também do Ministério da Saúde, do Instituto Butantan e da EBSERH (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares).

O projeto

Participarão da pesquisa crianças e adolescentes entre 3 e 17 anos ainda não vacinados contra a covid-19, já contaminados ou não pela doença. Segundo adiantou a reportagem, os participantes serão divididos em dois grupos: um receberá a vacina pediátrica da Coronavac e o outro os imunizante da Pfizer.

Crianças com até cinco anos serão vacinadas exclusivamente com a Coronavac, uma vacina de vírus inativado que induz resposta imune, segura e com eventos adversos leves e de curta duração.

Após o início da pesquisa, os participantes serão monitorados em um intervalo de um ano por médicos pediatras, infectologistas, pneumologistas, pesquisadores e enfermeiros especializados em vacinas.