Últimas Notícias
Casos da covid mais que triplicaram de abril para maio no ES
O mês de maio fechou com 6.798 casos registrados de coronavírus contra 1.853 contabilizados ao longo de abril

Coronavírus. Foto: Pixabay
Após vivenciar um cenário breve de estabilização de casos e mortes pela covid-19 ao longo do mês de abril, o Espírito Santo volta a ter aumento significativo no número de casos registrados nas últimas semanas. Foram 6.798 casos em maio e a Secretaria Estadual de Saúde já se movimenta para impulsionar a vacinação com as doses de reforço e recomenda o uso de máscaras, mesmo não sendo mais obrigatórias em todo o estado.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Quando comparado ao que foi registrado em abril, o número é discrepante. Foram 1.853 casos em abril, mês marcado pelo fim das medidas restritivas econômicas e sociais da pandemia, justamente por conta do cenário de estabilização de casos e mortes.
Dados do Covid-19, do Governo do Estado, mostram que o aumento foi de 366% nos casos entre os dois meses. O número de testes positivos em maio é 3,5 vezes maior do que em abril.
Na contramão do comportamento nos casos, o número de mortes ainda segue estável, com redução dos óbitos pela doença nos dois últimos meses. Em maio, foram 13 mortes contabilizadas em todo o Espírito Santo. Já em abril, o número foi quase o dobro: 22 mortes.
Na busca por frear o aumento de casos pela covid-19, a Secretaria Estadual de Saúde intensifica a vacinação com as doses de reforço e a meta é de chegar a 90% de cobertura vacinal para todos os públicos. Para isso, a previsão é de realizar um mutirão por mês até o final do ano.
Nesta semana, seguindo recomendação do Ministério da Saúde, a dose de reforço também deverá ser aplicada nos adolescentes, visando ampliar a cobertura vacinal. Antes, o reforço acontecia apenas para adultos e idosos.
