Últimas Notícias
Adultos com menos de 60 anos poderão receber doses de reforço até dezembro
Segundo a Sesa, o tema será discutido nas próximas semanas e pode ser anunciado também pelo governo federal

Vacinação contra o novo coronavírus. Foto: Divulgação/PMV
Adultos com menos de 60 anos que já completaram o esquema vacinal contra a covid-19 poderão receber, até dezembro, uma dose de reforço, assim como já acontece com a população mais idosa. O anúncio foi feito pelo secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, na manhã desta quinta-feira (21), em uma coletiva de imprensa.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
A medida, no entanto, ainda não foi definida e deve ser discutida tanto pelo governo do estado quanto pelo Ministério da Saúde. Segundo Fernandes, fatores como a cobertura vacinal com a segunda dose em adolescentes e adultos e a disponibilidade de vacinas são alguns dos pontos que deverão ser analisados.
“Entendemos que havendo evidências e disponibilidade de doses, podemos ainda este ano iniciar a vacinação da população adulta com menos de 60 anos. No entanto, o temo será amadurecido nas próximas semanas e é possível que isso acontece dentro de uma definição nacional”, frisou Fernandes.
Dentro do que deve ser analisado pelos gestores da Saúde está a forma como as doses de reforço serão distribuídas para este novo grupo. Na opinião do secretário, quanto mais amplo os grupo, melhor.
“Entendemos que a melhor vacinação é por faixas etárias, do que a vacinação por grupos específicos como aqueles com comorbidades. No entanto, iremos adotar a estratégia que for mais adequada naquele momento da decisão levando em conta tanto as recomendações para fins de resultado epidemiológico quanto a disponibilidade de vacinas”, disse.
