fbpx

Últimas Notícias

4ª dose contra covid: ES começa a vacinar pessoas acima de 50 anos

A medida acontece após autorização do Ministério da Saúde; as aplicações para os grupos são organizadas por cada município

Publicado

em

Vacina; seringa. Foto: Pixabay

Vacina; seringa. Foto: Pixabay

O Espírito Santo anunciou, nesta segunda-feira (6), a liberação para que pessoas a partir dos 50 anos e profissionais de saúde recebam a quarta dose da vacina contra a covid-19. A medida acontece após autorização do Ministério da Saúde.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

A expectativa é que mais de 570 mil capixabas que pertencem estes grupos recebam a segunda dose de reforço, sendo 466.161 pessoas de 50 a 59 anos e 111.980 trabalhadores da saúde.

Para este novo esquema, em ambos os grupos, a aplicação deve acontecer em intervalo de quatro meses a partir do primeiro reforço (terceira dose), utilizando, preferencialmente, vacinas de plataforma de vetor viral (Janssen ou AstraZeneca), independentemente do imunizante aplicado anteriormente.

As aplicações para os grupos são organizadas por cada município. O subsecretário de Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde, Luiz Carlos Reblin, disse, durante a coletiva desta segunda-feira, que os municípios já estão autorizados a aplicar a segunda dose de reforço neste público.

> Espírito Santo vivencia quinta onda de expansão da covid-19

“Nós temos estoque tanto a nível regional, quanto municipal. O Ministério da Saúde continua abastecendo e nesta semana ainda há a remessa de cerca de 100 mil doses”, ressaltou Reblin.

O secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, defendeu ainda a ampliação da aplicação da segunda dose de reforço para toda a população adulta. E, para ele, o debate deve ocupar espaço na comunidade científica e no Ministério da Saúde nos próximos dias.

“Temos a expectativa de poder iniciar a vacinação da população entre 18 e 49 anos com a quarta dose ainda neste ano. Entendemos que é papel do Ministério da Saúde a ampliação da faixa etária e a aquisição das vacinas”, diz Nésio.

ASSISTA A COLETIVA NA ÍNTEGRA: