Últimas Notícias
20% das crianças de 5 a 11 anos se vacinaram contra a covid no ES
Em números absolutos, até o início da tarde desta segunda-feira (7), 79.942 foram imunizadas, de um total de 393.089

Vacina em criança. Foto: FreePik
No Espírito Santo, apenas 20% das crianças de 5 a 11 anos receberam a primeira dose do imunizante contra a covid-19. Em números absolutos, até o início da tarde desta segunda-feira (7), 79.942 foram imunizadas, de um total de 393.089. A vacinação dessa faixa etária foi iniciada há pouco mais de três semanas. Os dados são do Vacina e Confia da Secretaria de Estado da Saúde.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Em levantamento feito pela Globonews, com informações das secretarias estaduais de Saúde, o Espírito Santo aparece em quinto lugar no ranking de vacinação por estados. Dados mostram que os estados que mais vacinaram essa faixa etária até o momento são: São Paulo (48,0%), Distrito Federal (30%), Rio Grande do Norte (22,6%) e Ceará (18,3%). Nesse levantamento, o estado capixaba aparecia com 17% das crianças vacinadas. A matéria foi publicada no G1 nesta segunda-feira (7).
Alguns estados alegaram uma desatualização dos dados uma vez que alguns municípios estão com dificuldade em inserir os números no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações. É o caso de Rio de Janeiro, Goiás e Paraíba. Proporcionalmente, os estados que menos vacinaram as crianças até agora são Paraíba (1,8%), Pará (1,9%) e Mato Grosso (2,0%).
Avanço na imunização
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) frisa que atualmente, em média, estão sendo vacinadas diariamente 5 mil crianças no Espírito Santo. Para garantir a aceleração da imunização dessa faixa etária, foi acordado com os municípios a meta de vacinar 90% deste público até o dia 15 de março.
Ainda segundo a secretaria, para alcançar esta meta, deverão ser imunizadas uma média de 7 mil crianças por dia. Os municípios são responsáveis por desenvolver estratégias para ampliar a vacinação e cumprir as expectativas. A volta às aulas é uma oportunidade de alcançar esse público.
Os municípios foram orientados a ampliar o horário de vacinação para garantir o o das famílias aos postos de atendimento durante a semana. Outras estratégias, como mutirões nos finais de semana, também foram adotadas para alcançar as crianças de 5 a 11 anos.
O Ministério da Saúde anunciou a inclusão das crianças de 5 a 11 anos no Plano de Vacinação contra a Covid-19 no dia 5 de janeiro. Assim como em outros estado, o Espírito Santo deu início à vacinação deste público no dia 15 de janeiro.
