TV Capixaba
Saúde mental e alcoolismo podem estar diretamente ligados. Entenda
Abuso do álcool ocorre como uma espécie de refúgio para anestesiar a pessoa para ar uma dor ou um vazio
O número de mortes e internações por causa do alcoolismo caiu entre os homens, entretanto houve um aumento entre as mulheres. Em relação aos homens, as internações diminuíram em 13% enquanto as mortes caíram cerca de 8%. Já entre as mulheres, o aumento nas internações foi de 5% e nas mortes foi de 7,5%. O consumo abusivo para mulheres ocorre quando são consumidas mais de quatro latas de cerveja ou 600 ml de vinho em menos de três horas, já para os homens são cinco latas.
O alcoolismo pode ter relação direta com a saúde mental. Nesses casos, o abuso de álcool ocorre como uma espécie de refúgio para anestesiar a pessoa para ar uma dor ou um vazio. Por conta desse exagero, muitos acabam perdendo as relações interpessoais, virando dependentes. O psicólogo Alexandre Brito explica como ocorre esse fato.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
“Está havendo mais cuidado com a saúde mental e as pessoas também estão tendo mais cuidado com a alimentação com a saúde física, menos dependência da bebida para esses momentos de prazer e de lazer. Ao mesmo tempo que a emancipação feminina fez com que as mulheres bebessem mais culturalmente falando, mas não necessariamente isso é um problema porque esta mostrando uma liberdade de poder consumir e fazer o que quiser da vida”, detalhou.
