fbpx

TV Capixaba

Projeto pretende reciclar 90% dos resíduos de Vila Velha

“Rumo ao Lixo Zero” tem o objetivo de promover a consciência ambiental e incentivar a separação e destinação correta dos resíduos

Publicado

em

Em 2023, Vila Velha gerou quase 216 mil toneladas de lixo, com menos de 1% desse total encaminhado para reciclagem. Preocupado com essa realidade, o Instituto Movive criou o projeto “Rumo ao Lixo Zero”. Uma iniciativa que visa promover a consciência ambiental e incentivar a separação e destinação correta de 90% dos resíduos gerados em empresas, residências e condomínios. As primeiras comunidades contempladas foram Prainha e Barra do Jucu. A conselheira do Instituto Movive, Cristina Pupim, explica a importância desse projeto.

É uma abordagem que envolve a separação dos resíduos em três categorias: lixo seco, orgânico e rejeitos. O lixo seco, por exemplo, é encaminhado para associações de catadores, gerando receita para eles através da venda. Já o orgânico pode ser compostado, transformando-se em adubo.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

O projeto começou nas comunidades da Prainha e Barra do Jucu devido ao seu histórico de engajamento e coesão. A iniciativa envolve a sensibilização e participação ativa dos moradores, escolas, setor produtivo e demais atores locais. Já houve avanços significativos nessas comunidades, com a realização de maquetes e uma lei aprovada para instituir o Dia Lixo Zero no município.

Receba os destaques do Estúdio 360 no grupo do programa.

Quanto à expansão do projeto, é necessário o engajamento comunitário e a corresponsabilidade de cada cidadão na separação e destinação adequada dos resíduos. A meta para a Prainha é alcançar o Lixo Zero até 2030, mas a possibilidade de expansão para outros bairros depende do compromisso e disposição das comunidades locais em abraçar a iniciativa.