fbpx

TV Capixaba

Assista aos destaques desta segunda-feira do EStúdio 360

Andressa Missio e Antonio Carlos Leite, o KK, apresentam o EStúdio 360 de segunda a sexta-feira, a partir das 12 horas

Publicado

em

Quando uma emergência acontece, é fundamental o o rápido às equipes de socorro. Porém, de acordo com a Secretaria da Estado da Saúde (Sesa), os meses de janeiro, julho e dezembro – período de férias escolares – são marcados pelo aumento no número de trotes telefônicos ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192).

No estado, das 600 mil ligações que o SAMU recebeu ao longo do ano de 2022, mais de 77 mil foram trotes. Uma média de 212 ligações falsas por dia. Fillipi Almeida, enfermeiro do núcleo de educação permanente do SAMU, faz um alerta aos pais e responsáveis para que orientarem as crianças sobre o perigo e os transtornos que uma ligação falsa ao SAMU 192 pode acarretar.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

O EStúdio 360 traz toda segunda-feira as oportunidades de emprego no Espírito Santo. Em Vitória, houve o crescimento de vagas em 120% nos anos de 2021 para 2022. O programa de hoje expandiu o assunto para saber como estão as vagas no Sine de Vitória e como andam os cursos profissionalizantes. O secretário de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho de Vitória, Marcello Rodrigues, detalha explica o mapeamento de vagas.

Receba os destaques do Estúdio 360 no grupo do programa.

Uma rede de solidariedade se une para ajudar e acolher o próximo desde 2014 em Vitória. São 20 voluntários que se reúnem duas vezes por semana com a intenção de ajudar moradores em situação de rua e famílias em vulnerabilidade social no Centro de Vitória. Eles se dedicam para arrecadar doações para ações semanais feitas às sextas-feiras, no Centro de Vitória, e aos domingos, em frente a Catedral de Vitória. Na primeira, são distribuídas sopas aos moradores em situação de rua e pessoas em vulnerabilidades. Aos domingos, é dia de café da manhã. Kelvin Amaral, motorista de caminhão e presidente do Instituto GAP (Ajude ao Próximo), e a voluntária Lorana das Graças Ferreira explicam que o objetivo da ação é tentar amenizar a dureza das ruas com gestos simples.

Um estudo do Ministério da Economia mostrou que a Serra é a melhor cidade do estado para se investir. O índice de concorrência dos municípios mediu o ano de 2022, e acompanhou, todas as capitais e cidades que têm mais de 250 mil habitantes. Riberto Araújo, diretor istrativo e financiamento da Associação dos Empresários da Serra, explica quais desafios existem para quem quer investir na cidade.

Assista