fbpx

TV Capixaba

Assista aos destaques desta quarta-feira do EStúdio 360

Andressa Missio e Antonio Carlos Leite, o KK, apresentam o EStúdio 360 de segunda a sexta-feira, a partir das 12 horas

Publicado

em

Mais de 900 mil pessoas já participaram do censo demográfico 2022, no Estado. É o primeiro balanço da coleta, que começou agora, em agosto. Em todo o país, mais de 58 milhões de pessoas foram recenseadas até agora. Alguns dados, como se tem mais mulheres do que homens, já podem ser percebidos no Espírito Santo. Max Athayde, o superintendente estadual do IBGE no Espírito Santo, conta mais detalhes sobre os dados coletados.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Esta semana foi aprovado no Senado o projeto que obriga os planos de saúde a cobrirem tratamentos e exames não previstos pela Agência Nacional da Saúde Suplementar (ANS). Pela proposta, os planos terão de pagar por procedimentos fora da lista, desde que sigam alguns critérios. O texto segue para sanção ou veto presidencial. A pauta se tornou polêmica desde o mês de junho, quando o Supremo Tribunal de Justiça (STF) decidiu que a lista de procedimentos de cobertura obrigatória deveria ser seguida à risca. O advogado Sandro Câmara explica sobre a polêmica.

Receba os destaques do Estúdio 360 no grupo do programa.

Durante uma pesquisa de professores dos cursos de Biologia (São Mateus), Química e Oceanografia (Vitória) da Ufes foi constatada uma quantidade anormal de alumínio, cromo, manganês e níquel nas praias ao norte do Rio Doce. Também foram constatados altos níveis de lama de rejeitos minerais, próximo a 80%, na desembocadura do rio, na localidade de Regência, em Linhares.

Essa lama pode ser de atividades de mineração na Bacia do Rio Doce ou ainda consequência do rejeito que desceu da correnteza com o desmoronamento da barragem da Samarco, em Mariana. A Fundação Renova, por outro lado, alega que o rejeito não é tóxico, nem nocivo, e é composto por minerais e elementos naturais presentes em rochas e solos da região.

Maria Tereza Carneiro, professora da Ufes e responsável pelo tema geoquímica das praias, esclarece sobre os dados coletados e os impactos das substâncias no meio ambiente.

Assista