fbpx

TV Capixaba

Agosto Lilás: Serra lidera as denúncias de violência contra a mulher

Só em 2023, o serviço de atendimento humanizado a vítima de violação de direitos humanos já recebeu 52 denúncias de violação dos direitos das mulheres

Publicado

em

O mês de agosto é reservado para a conscientização contra a violência feminina, o chamado Agosto Lilás. A data foi criada em referência à Lei Maria da Penha, que em 2023 completa 17 anos.  Somente neste ano, o serviço de atendimento humanizado a vítima de violação de Direitos Humanos recebeu 52 denúncias relacionadas à violação dos direitos das mulheres. A maior parte dos casos aconteceu na cidade da Serra e a grande maioria das queixas está relacionada com agressão física e ameaça de morte.

A lei surgiu para amparar mulheres vítimas agressões, sejam elas físicas, sexuais, psicológicas, morais e patrimoniais. Essa violência pode ser qualquer ação ou conduta, baseada no gênero, que cause morte, dano ou sofrimento físico, sexual ou psicológico contra a mulher, tanto no âmbito público como no privado. A gerente de proteção e defesa dos direitos humanos da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Paula Collela, destaca os principais dados sobre essa situação.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

“A ideia da campanha de conscientização é que justamente nós possamos falar um pouco mais sobre a necessidade de conscientizar as mulheres e a população a realmente fazer a denúncia quando entendem que nas relações existe uma violação de direitos humanos”, destaca.

Receba os destaques do Estúdio 360 no grupo do programa.