Solidariedade
Startup do ES cria programa para acolher colaboradores enlutados
O luto é uma jornada com a qual a maioria das pessoas não sabe como lidar, tanto quem sofre a perda quanto para quem convivem com a pessoa enlutada

Acolhimento durante o luto. Foto: FreePik
A perda de um ente querido é um momento delicado na vida de qualquer indivíduo. O luto é uma jornada com a qual a maioria das pessoas não sabe exatamente como lidar, tanto para aqueles que sofrem a perda quanto para aqueles que convivem com a pessoa enlutada. Esse desafio não é diferente no ambiente de trabalho. Tanto a empresa quanto os colegas, muitas vezes, ficam sem saber como acolher e apoiar aqueles que estão ando por esse momento doloroso.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
O dia 19 de junho é marcado pelo Dia Nacional do Luto. Mais do que nunca, a data chama a atenção para a necessidade de as organizações cuidarem da saúde de seus colaboradores, especialmente a mental. Para tornar essa experiência mais tranquila e proporcionar apoio adequado aos colaboradores durante o processo de luto, a startup capixaba Affetic desenvolveu o programa de acolhimento Affetic Anjo, voltado para empresas. O objetivo é estabelecer uma aproximação entre as empresas e seus colaboradores, oferecendo-lhes o e necessário nesse momento difícil.
O programa oferece diferentes jornadas, adaptadas ao impacto do luto na vida dos colaboradores. Após uma avaliação individualizada, é definida a melhor estratégia para acolher o funcionário, não apenas imediatamente após a perda, mas também durante um período subsequente.
“O luto é muito mais do que o momento da perda. Ele a por vários estágios, que, claro, são vividos de formas diferentes por cada pessoa, mas que impactam em todos os aspectos da vida do enlutado, inclusive no aspecto profissional. Quando a empresa entende que a forma como o colaborador vive essa jornada reflete no bem-estar dele e, consequentemente, no relacionamento em equipe e na produtividade, ela cuida do trabalhador e se antecipa a eventuais consequências negativas”, disse Matheus Medeiros, diretor de Produto da Affetic.
Uma das empresas que já aderiram ao Affetic Anjo é o Grupo Carone, que está oferecendo o programa aos seus cerca de 4.500 funcionários, distribuídos entre as 17 lojas no Espírito Santo e a loja em Teixeira de Freitas, na Bahia.
“No Grupo Carone, enxergamos os nossos colaboradores de forma integrada, sem dissociar a vida profissional e a vida pessoal. Poder estar mais perto deles, apoiando-os nessa fase tão sensível, é uma forma de cuidado com a nossa equipe”, destacou Cosme Peres, diretor de Gente e Gestão.
No Carone, o processo de cadastramento dos colaboradores que estão enfrentando o luto teve início na última sexta-feira (16). O objetivo é fornecer e emocional e acolhimento a todos os funcionários. Por meio da Affetic Anjo, eles terão a oportunidade de se cadastrar quando necessário. Com base nas respostas fornecidas no questionário, será possível identificar o momento e a intensidade do luto vivenciado por cada colaborador. Em seguida, será realizado um encaminhamento para um acompanhamento especializado, que poderá durar até seis meses.
