fbpx

Solidariedade

Rotas do Bem: voluntários levam comida para moradores de rua

12 voluntários se uniram para preparar marmitas e entregar doações para a população de rua em Cariacica e Vila Velha

Publicado

em

Rotas do Bem. Foto: Reprodução/Instagram

Rotas do Bem. Foto: Reprodução/Instagram

Há quase um ano, o projeto “Rotas do Bem” tem a missão de alimentar pessoas em situação de rua, que precisam conviver com o difícil o à alimentação. O grupo se tornou uma verdadeira corrente de solidariedade que leva comida, agasalhos, água e muito carinho a essa população que, aos olhos de muitos, ainda é “invisível”.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Ver a necessidade dos moradores em situação de rua despertou a vontade em ajudar do grupo de amigos. 12 voluntários se reuniram para a missão. Com início tímido, começaram arrecadando doações de agasalhos e cobertores para distribuir nas ruas. Desde maio, o Rotas do Bem foi ampliando as ações e ou a alimentar quem mais precisa. Até esta semana, o grupo já distribuiu cerca de 4.800 marmitas, 2 mil litros de água, 600 cobertores e 500 esteiras produzidas com caixas de leite.

“Em maio do ano ado, estava muito frio, então começarmos a distribuir agasalhos para a população em situação de rua. Eles mesmos perguntavam se não tínhamos comida. Foi então que percebemos a necessidade da distribuição de sopa e água”, conta Sueli Alves, 55 anos, é uma das voluntárias que abraça o Rotas do Bem desde o início.

Desde maio, as quintas-feiras se tornaram diferentes para os voluntários do Rotas do Bem. A produção dos alimentos começa às 14 horas, na sede do Grupo Espírita Joana Darc, em Itaquari, Cariacica. As voluntárias colocam “a mão na massa” e preparam tudo com muito carinho e amor. As 60 marmitas do início se multiplicaram e, atualmente, são distribuídas 120.

“Tudo é feito por meio de doação. Nós arrecadamos dinheiro e produtos e produzimos as marmitas. Normalmente, saímos em dois carros, um que faz a rota de Cariacica e o outro a de Vila Velha. Nos deparamos com tantas histórias e situações. Tem sido um grande aprendizado e uma grande quebra de pré-conceitos”, revela Sueli.

A voluntária se emociona ao se lembrar das histórias já vividas e as pessoas abraçadas. É, claro, que nas ruas, a ajuda chega a todos que aceitam e, muitos deles, são dependentes químicos. E a boa notícia é que, vez ou outra, tem pedidos de resgate e ajuda. Pedidos de socorro que, dentro das possibilidades do grupo, têm sido atendidos.

> Solidariedade une pessoas para atender população em situação de rua em Vitória

Ao longo dos meses em que o grupo está nas ruas, parcerias foram feitas, e uma delas é o Jocimar, que tem uma casa de apoio para dependentes químicos – uma história linda que, em breve, será contada -. E foi para a Comunidade Terapeutica Fenix que dois dependentes químicos que viviam em situação de rua, foram levados pelo Rotas do Bem. E outros três seguem na fila aguardando uma vaga.

Entre as parcerias do projeto também está o senhor Sebastião. Ele transforma caixas de leite em esteiras para serem distribuídas para a população de rua. Com essa corrente, o Rotas do Bem segue cada vez mais fortalecido para seguir as ações.

Se você quer abraçar esse projeto, pode fazer sua doação por meio do PIX 92578403791 ou entregar na sede do Grupo Espirita Joana Darc, localizado na rua Fernando de Sa, 27 – Itaquari, Cariacica. Caso queira entrar em contato para mais informações, pode ligar para (27) 9 9828 3990.