Solidariedade
Conheça 7 projetos capixabas que transformam a vida de crianças
Quer colaborar fazendo não só o Dia das Crianças, mas também o restante do ano ainda mais feliz para crianças carentes? Listamos alguns projetos

Crianças brincando. Foto: FreePik
Que tal aproveitar o mês das crianças para fazer boas ações? O dia 12 de Outubro se aproxima e, felizmente, essa também é uma época em que diversas instituições e projetos sociais se mobilizam ainda mais para ajudar os pequenos. Quer colaborar fazendo não só o Dia das Crianças, mas também o restante do ano ainda mais feliz para as crianças carentes? Listamos alguns projetos que recebem doações e distribuem amor o ano todo.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Boneca Vida
Após vencer o câncer, uma capixaba aprendeu a técnica de amigurumi e começou a produzir bonecos para doar para crianças em tratamento de câncer em todo o Brasil. Há quatro anos, Rogéria Aguiar e muitas voluntárias têm aquecido o coração de muitos pequenos que acabam se reconhecendo na Vida e no Bernardo – nome dado aos bonecos de artesanato – que são pensados para cada um com muito carinho. Quem quiser ajudar a Rogéria a produzir mais bonecos, basta entrar em contato com ela via Instagram.
Como ajudar: doação de linhas para a técnica de amigurumi
Contato: Instagram – Boneca Vida

Rogéria Aguiar e Tatiana França. Foto: Danielli Saquetto
Rua do Céu
O grupo atua há cinco anos em bairros periféricos da Grande Vitória levando esperança às crianças e adolescentes. O Rua do Céu quer levar à essa geração uma realidade diferente da qual eles vivem por meio de aulas de reforço, apoio psicológico, recreação, roda de conversa com adolescentes, apoio às famílias com ajudas pontuais e emergentes (o a medicação, alimentação, moradia e emprego). A ideia é gerar sonhos e impulsionar eles a conquistarem. O grupo atende atualmente um total 1.525 crianças moradores de Vitória, Vila Velha, Cariacica, Viana e Muniz Freire. Para o Dia das Crianças, eles promoveram uma campanha para quem quisesse “apadrinhar” uma criança com R$ 20. Ficou interessado em participar do projeto? Você pode se inscrever como voluntário ou fazer uma doação.
Como ajudar: PIX [email protected] / Piay @RuadoCéu
Contato: (27) 9 9622-3069 / Instagram Rua do Céu

Projeto Rua do Céu. Foto: Reprodução/Instagram
Instituto Fome de Leitura
O Fome de Leitura é uma ONG (organização não-governamental) capixaba idealizada pelo médico Diego Cabral que está trabalhando na construção de bibliotecas comunitárias em locais da Grande Vitória onde vivem crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. A ideia é atrai-los para ambientes de estudo por meio do fornecimento de uma alimentação simples e gratuita, como pão, manteiga e café com leite. O projeto trabalha com a arrecadação de doações para a construção de bibliotecas comunitárias. Para quem tiver interesse em colaborar, as doações podem ser feitas via Pix ou Piay. Para essas e mais informações, basta conferir no Instagram do Fome de Leitura.
Como ajudar: Doação no Piay
Contato: Instagram Fome de Leitura
Mais Amor
Adriana Silvério de Souza abre as portas da casa onde mora para acolher crianças em situação de vulnerabilidade social. Entre refeições e doações de roupas, o Projeto Mais Amor ainda promove o incentivo à leitura entre os pequenos da Região V de Terra Vermelha, em Vila Velha. Adriana conta com a ajuda de outros seis voluntários e, em especial, o apoio dos quatro filhos, que auxiliam como podem. Atualmente, além do incentivo à cultura e doação de roupas, o Mais Amor serve o almoço solidário três vezes por semana – segunda, quarta e sexta-feira -, já o jantar acontece toda segunda, quarta, sexta e domingo. O café da manhã só é disponibilizado quando há doação de pão. Em algumas refeições, são recebidas até 120 famílias da região.
Como ajudar: Atualmente, o projeto vive por meio de doações e toda ajuda é muito bem vinda. Roupas, brinquedos, sapatos, produtos de higiene, alimentos, livros, toda doação têm um destino certo: quem precisa.
Contato: (27) 9 9948-1769 / Instagram do Mais Amor

Adriana Silvério de Souza é a idealizadora e coordenadora do Projeto Mais Amor. Foto: Reprodução/Instagram
Creche da Tia Loura
Um projeto desenvolvido no bairro Morada da Barra, em Vila Velha, há 25 anos dá e para mais de 200 famílias da região da Grande Terra Vermelha. Àqueles que precisam trabalhar e não têm com quem deixar os filhos no período em que estão fora de casa ou mesmo àqueles que sequer tem um prato de comida. A “Creche da Tia Loura” acolhe crianças e adultos em um trabalho combinado com carinho e afeto. A “Creche da Tia Loura” abriu suas portas ainda em 1996. De lá para cá, o trabalho voluntário foi ganhando força e acabou se tornando referência na região da grande Terra Vermelha. O que começou com um espaço para que os pais deixassem seus filhos para irem trabalhar, atualmente recebe mais de 200 pessoas por dia para alimentarem sua fome. Para muitas, essa pode ser a única refeição do dia.
Como ajudar: Quem quiser pode ajudar por meio de doação de alimentos ou financeira. As doações podem ser entregues na Creche da Tia Loura na Rua Carlos Chagas, 711, em Morada da Barra, Vila Velha.
Contato: (27) 98842-4580

Creche da Tia Lora em Morada da Barra, Vila Velha. Foto: Arquivo Pessoal
O Bem que Contagia
Desde os 5 anos, a ativista social Marina Cunico, junto ao projeto O Bem Que Contagia, promove ações como a da “lojinha”, onde crianças participam de oficinas e recebem moedas fictícias para trocar em presentes. A doação de presentes, que os pequenos mesmo escolhem o que querem, vem junto com a conscientização financeira. O Bem Que Contagia, que surgiu na pandemia para amenizar o sofrimento de muitos, faz ações o ano inteiro.
Como ajudar: Doações de roupas, sapatos, brinquedos, órios, alimentos, tudo que estiver em bom estado o projeto dá uma utilidade.
Contato: Instagram da Marina Cunico / Instagram O Bem Que Contagia

Marina Cunico promove lojinha solidária para crianças carentes. Foto: Arquivo Pessoal
Acacci Vitória
A Associação Capixaba Contra o Câncer Infantil (Acacci) é uma Organização da Sociedade Civil (OSC), criada em 15 de março de 1988 e tem como objetivo oferecer e psicossocial, integrativo e complementar às crianças e adolescentes em tratamento e às suas famílias. A sede da Acacci fica localizada em Jardim Camburi. A ajuda pode ser financeiramente, com trabalho voluntário ou de alimentos e materiais. Toda ajuda é muito bem-vinda na Acacci.
Como ajudar: Banestes – Agência 274 | Conta-corrente 29.491.008 | Código Banco: 021 / Também é possível fazer a doação via a plataforma InPaece, você pode doar o valor que desejar e escolher a melhor forma. Clique aqui e doe / Piay: @acacci
Contato: (27) 2125-2999
Site: https://acacci.org.br
