fbpx

Solidariedade

Capixaba vence o câncer e ganha festa de aniversário de 5 anos

Yara Rohsner, diagnosticada com neuroblastoma ainda aos três aninhos, ou por mais de 232 sessões de quimioterapia e um transplante de medula óssea

Publicado

em

Yara Rohsner. Foto: Reprodução/Instagram

Yara Rohsner. Foto: Reprodução/Instagram

Terminar o tratamento é motivo de festa para quem luta contra o câncer há anos. As razões para comemorar são ainda maiores quando os guerreiros são crianças que aram por esse doloroso processo. Yara Rohsner, diagnosticada com neuroblastoma ainda aos três aninhos, ou por mais de 232 sessões de quimioterapia e um transplante de medula óssea. Nesta semana, a pequena realizou o sonho de comemorar antecipadamente o seu aniversário de cinco aninhos cercada pelo amor da família e amigos em Vitória.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Jessica Rohsner, 30 anos, mãe solo, se viu obrigada a deixar seu emprego para cuidar e acompanhar de perto o tratamento da filha. Em dezembro do ano ado, mãe e filha precisaram deixar o Espírito Santo e ir morar em Brasília. Foi no Distrito Federal que ela fez o transplante de medula óssea e agora a por novos protocolos de tratamento. Atualmente, a menina a por uma etapa de imunoterapia, que é um tipo de tratamento contra o câncer que visa combater o avanço da doença pela ativação do próprio sistema imunológico do paciente.

No dia 30 de abril, a pequena recebeu alta hospitalar do primeiro protocolo de imunoterapia e recebeu uma homenagem dos voluntários da Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias (Abrace). Foi ao som do tema de Frozen que Yara encantou toda a web. O vídeo da pequena cantando e dançando emocionou milhares de pessoas que visualizaram a cena registrada pela mãe.

ANIVERSÁRIO

E as emoções para a menina não pararam por aí. “Eu e Yara nos sentimos muito sozinhas em Brasília. Temos uma a outra. Eu não tenho com quem chorar, quem abraçar e desabafar. Estamos longe da família e dos amigos. Lá ainda estamos construindo tudo isso. E então, com a alta dela, e após os exames mostrarem que ela estava realmente bem, conseguimos nos organizar e vir de ônibus para o Espírito Santo. E, mesmo sendo apenas uma semana, aqui em Vitória recarregamos nossas energias para continuar essa batalha”, desabafa a mãe.

E não foi uma simples vinda. Foi uma vinda de comemoração. No dia 24 de maio a pequena comemora cinco anos de vida. E tudo que ela planejou ainda no quarto do hospital, foi ainda mais especial quando realizado junto aos seus familiares e amigos. Bolo, docinhos, diversão e a visita das princesas Frozen e Anna. “Quando ela estava internada, eu incentivava ela a pensar na festa para ter forças. Foi quando ela decidiu que queria o tema Frozen. E foi melhor que imaginamos. Tivemos tanta ajuda. E ela ficou maravilhada com a visita das princesas da Fabrica de Sonhos”, lembra Jessica.

LIÇÕES

Mesmo ainda tão nova, a pequena tem tirado de letra os grandes desafios. A rotina de tratamento, idas e vindas de hospitais, não é nada fácil para um adulto. Imagine para uma criança. No entanto, seja no hospital, na praia, ou uma simples visita à casa das primas. Todos os momentos são festas para Yara. Uma verdadeira lição de uma pequena grande guerreira, que mostra que a alegria está na forma de olhar para a vida. E é dessa alegria de viver de Yara, que Jessica tira forças para continuar nessa batalha. O amor de mãe se renova a cada sorriso da menina.

E em meio a tantos protocolos de tratamento, ainda há tempo para sonhar, e Yara sonha com grandes aventuras. “Ela ama sonhar. Claro que, não só ela, mas nós todos desejamos imensamente a cura dela. É tudo que mais queremos: uma vida normal. Ela quer voltar a estudar e eu a trabalhar. Mas ela sonha mais alto, quer nadar com tubarões, fazer carinho em tigre, mas, claro, tem o sonho de ir para a Disney”, revela Jessica.

“É uma garotinha que gosta de brincar e andar de bicicleta. E como toda criança, ama ir ao parque e fazer amiguinhos. “Eu tento criar estratégias para tornar os dias dela mais leves. O hospital aqui tem quatro brinquedotecas, isso ajuda e muito. Mas também, sempre que os exames dela estão bons, levo ela para andar de bicicleta ou brincar no parque”, diz a mãe.

SAIBA COMO AJUDAR

Com as energias renovadas e o coração transbordando amor, as duas retornam no próximo domingo (15) para Brasília. Yara vai ar o aniversário, no dia 24 de maio, internada para um novo ciclo da imunoterapia. E neste momento, mãe e filha contam com a solidariedade de quem puder ajudar com doações para arcar com os custos de hospedagem, locomoção e alimentação no Distrito Federal. Se você quiser ajudar, pode realizar transferência para o Piay @amor_cura ou para o PIX 27 99740-0333.