fbpx

Solidariedade

Ação cadastra doadores de medula em Vitória. Saiba como participar!

Quem deseja ser um doador voluntário de medula óssea vai poder se cadastrar, neste sábado (16), durante uma ação realizada no Clube dos Oficiais

Publicado

em

Doação de sangue. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Doação de Medula. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Doação de medula é um ato nobre que pode salvar vidas. Muitas vezes, o transplante pode ser única esperança de vida ou a oportunidade de um recomeço para pessoas que precisam. Algumas doenças, como os linfomas e a leucemia, afetam as células do sangue, prejudicando o funcionamento da medula óssea e colocando vidas em risco. É quando o transplante se torna necessário e os doadores fundamentais.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Quem deseja ser um doador voluntário de medula óssea vai poder se cadastrar, neste sábado (16), durante uma ação realizada no Clube dos Oficiais, na Praia de Camburi, em Vitória, das 10 às 15 horas. O Hemocentro do Estado do Espírito Santo (Hemoes) – responsável pelo cadastramento dos voluntários – coordenará o evento, idealizado por Índio, ex-treinador da seleção brasileira de futebol de areia, que ou por um transplante de medula óssea.

Quem ainda não teve a oportunidade de ar em uma das unidades do Hemoes, onde é feito o cadastro para doação voluntária de medula óssea, vai poder realizá-lo durante a ação. Para se cadastrar é necessário levar um documento de identidade com foto.

No local do cadastramento o voluntário preencherá um formulário com dados pessoais e autorizará a coleta de 5 ml de sangue. Nele será realizado o exame de “histocompatibilidade” (HLA), que é a identidade genética do indivíduo, e esses dados serão cadastrados no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome). Para se tornar um doador, é preciso ter entre 18 e 35 anos e estar em bom estado geral de saúde.

Compatibilidade

O paciente tem 25% de chance de encontrar um doador compatível entre os irmãos. Porém, como a maior parte dos pacientes não consegue um doador na família, procura-se doador compatível no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome).

Qual a forma de doação?

Quando o doador consulta o médico, este vai informar sobre qual a melhor forma de coleta das células para o paciente que receberá a medula, de acordo com a sua doença e da fase em que se encontra. O doador decide juntamente com o médico sobre a forma de doação. Pode ser por punção direta da medula óssea, realizada na região do quadril, onde o procedimento dura em torno de 40 minutos e é feito com anestesia. O doador fica em observação por um dia e pode retornar para casa no dia seguinte. Ou pode ser feita uma punção da veia, realizada com máquina de aférese.

Atualização

Além de realizar o cadastro, é importante que o voluntário doador de medula óssea mantenha seus dados atualizados. O voluntário pode atualizar as suas informações caso tenha mudado, por exemplo, de endereço, telefone e e-mail, no site do Redome (www1.inca.gov.br/doador). Isso facilita que o voluntário seja encontrado caso haja compatibilidade de sua informação genética com a de um paciente que está à espera do transplante.

Onde se cadastrar

– Hemocentro do Estado do Espírito Santo (Hemoes)

Tel. 3636-7920/7921 – Avenida Marechal Campos, nº 1.468, Maruípe, Vitória. Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h30, e aos sábados das 7h às 17h.

– Unidade de Coleta da Serra

Tel. 3338-7373 – Avenida Eudes Scherrer Souza, s/nº (anexo ao Hospital Estadual Dório Silva). Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 15h30.

– Hemocentro de Linhares

Tel. (27) 3171-4361 – Avenida João Felipe Calmon, nº 1.305, Centro (ao lado do Hospital Rio Doce). Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h30.

– Hemocentro Regional de Colatina

Tel. (27) 3177-7930 – Rua Cassiano Castelo, s/nº, Centro. Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h30.

– Hemocentro Regional de São Mateus

Tel. (27) 3767-4135 – Rodovia Otovarino Duarte Santos, Km 02, Parque Washington. Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h30.