Política
Caso Daniel Silveira: como votou a bancada do Espírito Santo
Deputados federais se dividiram sobre a manutenção ou não do parlamentar na prisão, decretada após série de insultos e ofensas contra o STF
Literalmente dividida. Assim foi a votação da bancada de deputados federais do Espírito Santo na sessão convocada para definir o destino de Daniel Silveira (PSL-RJ), preso por determinação do Supremo Tribunal Federal após a publicação de um vídeo com 20 minutos de duração, no qual desfere uma série de ofensas, insultos e xingamentos contra ministros do STF. Além disso, no vídeo, Silveira, defende a volta do AI-5, principal instrumento de repressão usado pela ditadura militar. Dos dez deputados capixabas, cinco votaram a favor da manutenção da prisão e cinco, pela libertação do parlamentar. Ao final da sessão, 364 deputados votaram a favor da decisão do STF e 130 foram contrários. Outros três deputados se abstiveram.
Votaram pela manutenção da prisão os deputados Amaro Neto (Republicanos), Evair de Melo (PP), Felipe Rigoni (PSB), Helder Salomão (PT) e Ted Conti (PSB). A orientação de todos esses partidos (Republicanos, PP, PSB e PT) era pelo voto a favor da decisão do STF, linha adotada pela maioria das legendas na Câmara. Mesmo alinhado ao governo Bolsonaro, Evair de Melo votou contra Daniel Silveira, conhecido pelo seu bolsonarismo radical.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Os cinco deputados favoráveis à libertação do parlamentar foram Da Vitória (Cidadania), Soraya Manato (PSL), Lauriete (PSC), Neucimar Fraga (PSD) e Norma Ayub (DEM). Cidadania, DEM e PSD haviam se posicionado pela manutenção da prisão, mas Da Vitória, Norma Ayub e Neucimar desobedeceram a orientação do partido.

Confira como foi a votação da bancada do Espírito Santo na sessão sobre a prisão de Daniel Silveira. Foto: reprodução site da Câmara
