Plural
Espírito Santo celebra conquistas educacionais no Dia do Estudante
O secretário da Educação do Espírito Santo, Vitor de Angelo, analisa os recentes dados do IBGE para a educação espiritossantense

Pela primeira vez, desde 2016, mais da metade dos adultos residentes no Espírito Santo possuem ensino médio completo. Foto: Governo do Espírito Santo
Neste Dia do Estudante, o Espírito Santo tem um motivo especial para comemorar: pela primeira vez, desde 2016, mais da metade dos adultos residentes no estado possuem ensino médio completo. Segundo dados fornecidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Espírito Santo registra uma marca significativa, com 52% da população com 18 anos ou mais tendo concluído a educação básica. Esse marco representa um avanço notável na escolarização e reflete os esforços do atual governo em favor da qualidade na educação capixaba.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Os anos de escolaridade da população capixaba tem mostrado uma trajetória ascendente. Em 2016, o percentual de adultos com ensino médio concluído estava em 46%, evidenciando um aumento de 6 pontos percentuais em apenas alguns anos.
Esse crescimento reflete o comprometimento das autoridades regionais, educadores e da própria comunidade escolar em valorizar e investir na educação como um meio para o desenvolvimento pessoal e coletivo.
Na Educação de Jovens e Adultos (EJA), o Estado oferece várias modalidades para 22.606 estudantes, incluindo EJA regular, EJA diurna e EJA profissional, promovendo a inclusão e qualidade educacional.
No contexto educacional como um todo, o Dia do Estudante é um momento para reconhecer iniciativas transformadoras que moldam a educação em todo o estado. A rede estadual de ensino tem se destacado na busca pela excelência educacional, com estratégias que enriquecem a trajetória escolar de seus 200.000 alunos em 406 unidades de ensino.
Um bom exemplo são as escolas com oferta de educação em tempo integral, que cresceram de 32, em 2019, para 156, neste ano. Isso demonstra o compromisso da Secretaria de Estado da Educação (Sedu) em oportunizar mais situações de aprendizagem, com metodologia e condições adequadas. Recentemente, a entrega de 20 mil chromebooks, em um investimento de R$ 53,3, destaca a importância que temos dado à tecnologia educacional.
Temos, também, a Busca Ativa de Escolar, liderada pela Sedu, com ação no combate à evasão e ao abandono. Em colaboração com o UNICEF, a Secretaria monitora e intervém nos casos de evasão, abandono ou risco de perda educacional.
A rede estadual do Espírito Santo trilha um caminho inspirador, investindo em inovação e inclusão, sempre com foco no aluno. Neste 11 de Agosto, Dia do Estudante, celebramos o envolvimento de todos e todas que fazem disso uma realidade possível.
*Vitor de Angelo é Secretário de Estado da Educação do Estado do Espírito Santo.
O Portal ES 360 possui o Plural, um espaço democrático, tanto nos temas debatidos quanto nas visões expostas a respeito desses temas. Queremos receber textos sobre os mais variados assuntos, da política ao esporte, da economia à cultura, da istração pública aos costumes sociais. Queremos trazer para nossos leitores olhares múltiplos sobre múltiplos temas. E formar uma ágora digital, tão democrática e aberta quanto a de Atenas, berço histórico de ideias livres.
Clique aqui para preencher seu dados e enviar o seu texto
