fbpx

Personagens

Pandemia não impediu que eles eliminassem mais de 20kg

Publicado

em

Ysandra Bueno emagreceu 20kg durante a pandemia. Foto: Arquivo Pessoal

Ysandra Bueno emagreceu 20kg durante a pandemia. Foto: Arquivo Pessoal

 

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Preocupada com o sobrepeso e o estilo de vida sedentário, a capixaba Ysandra Bueno, de 28 anos, resolveu mudar. A decisão de perder peso veio antes da pandemia, no final de 2019. Em fevereiro de 2020, pesando 78 kg, ela começou a adotar uma nova alimentação e criar o hábito de fazer exercícios físicos.

“Eu me formei no final de 2019. Durante o trabalho de conclusão de curso, descontei a ansiedade na alimentação. Fui para a colação de grau e me assustei com as fotos. Eu não me enxergava daquele jeito. Fora a estética, percebi que meu corpo apresentava sintomas de sobrepeso e isso começou a afetar minha rotina”, conta Ysandra.

A motivação poderia ter esfriado quando começou o isolamento social no estado por causa da pandemia do novo coronavírus, em março de 2020, mas ela manteve o foco, uma dieta balanceada, rotina rigorosa de exercícios e conseguiu perder 20 kg em 138 dias.

Mesmo com as regras de distanciamento, que obrigaram as academias a fechar por meses, Ysandra buscou um programa de emagrecimento com auxílio nutricional e apoio de um coach. Ela conta que, para a mudança, precisou de um planejamento que a mantivesse focada.

“No programa eu consegui a ajuda que eu precisava. Tive um acompanhamento nutricional. E os exercícios eu fazia em casa mesmo. Hoje sou uma pessoa completamente diferente. Tenho consciência do que me faz bem e minhas escolhas alimentares mudaram muito depois que ei a ouvir o meu corpo”, comenta Ysandra.

Quase um ano depois do de alcançar o resultado desejado, Ysandra se tornou coach em emagrecimento no programa e divide sua rotina de exercícios, alimentação e até mesmo receitinhas em seu perfil do Instagram. Além dos quilos eliminados, ela frisa que a saúde e a autoestima estão em dia.

“Eu sentia muita dificuldade no meu dia a dia. Dificuldade ao me locomover, dormir e até mesmo executar tarefas diárias. Após minha mudança, tenho mais disposição, meu sono é outro e tenho muito mais qualidade de vida. A missão agora é ajudar a transformar vidas, inspirar as pessoas a terem uma rotina ativa e focar na saúde”, disse.

Ysandra Bueno emagreceu 20kg durante a pandemia. Foto: Arquivo Pessoal

Ysandra Bueno emagreceu 20kg durante a pandemia. Foto: Arquivo Pessoal

Transformação

O auxiliar istrativo Felipe Dilleman, de 30 anos, chegou a 140 kg em outubro do ano ado, o que trouxe consequências para o seu cotidiano. “Eu era totalmente sedentário. Eu subia três andares de rampa no hospital que eu trabalho e perdia o fôlego. Me alimentava muito mal. Tanto que comecei a fazer dieta meio que de brincadeira. Normalmente, à noite, eu comia lanches e pizzas. Daí um dia comi um bombom e me senti muito mal. Não consegui comer mais nada nas próximas 15 horas. Daí disse que não ia mais comer à noite no hospital”, lembra.

Felipe Dilleman emagreceu durante a pandemia. Foto: Arquivo Pessoal

Felipe Dilleman emagreceu durante a pandemia. Foto: Arquivo Pessoal

 

A promessa de dar fim às “gordices” durante as madrugadas de plantão deu certo. Nas duas noites seguintes ele seguiu à risca. O próximo o foi mudar a alimentação durante o dia. ou a levar frutas e ovos para o lanche. No primeiro mês, ele eliminou 4kg. Animado com as primeiras conquistas, ele quis mais! Focou na dieta e saiu do sedentarismo e se jogou nas caminhadas. No meio do caminho ele abraçou o Desafio de Verão de Caminhada, junto a uma equipe da cidade de Cachoeiro de Itapemirim. Tempos depois, entrou na academia seguiu firme na dieta.

E ele não quer parar por aí não. Hoje, com 104kg, Dilleman já está se preparando para participar de corridas de rua. “Minha rotina mudou radicalmente. Eu só comia besteiras e fast-food. ei a preparar meus alimentos e comer de forma mais consciente. Me exercito sempre que sobra um tempo. Minha disposição melhorou muito e já subo a rampa sem problema algum. Voltar a caber nas roupas que já não serviam deu ‘up’ na autoestima e ainda vivo ganhando elogios. Isso me fez muito bem mesmo”, conta o auxiliar istrativo que já eliminou 30kg.

Felipe Dilleman emagreceu durante a pandemia. Foto: Arquivo Pessoal

Felipe Dilleman emagreceu durante a pandemia. Foto: Arquivo Pessoal

Xô sedentarismo!

Quando o primeiro caso da covid-19 surgiu na China no final de 2019, poucos poderiam imaginar como nossas vidas virariam do avesso. Entretanto, a advogada e professora universitária Caroline Vitorino, 40 anos, mostrou que é possível criar hábitos mais saudáveis e eliminar 22kg durante o isolamento social.

Em tempos desafiadores como esse, a ansiedade reinou. E não foi diferente com Carolina. “Em setembro do ano ado eu percebi que precisava mudar meus hábitos. A pandemia gerou em mim muita ansiedade. Precisava fazer algo para controlar isso e foi quando decidi emagrecer”, lembra a advogada.

A vontade de perder peso se aliou ao medo das notícias de que a obesidade é um dos fatores de risco para o desenvolvimento de quadros graves de covid-19. Ela, que já havia tentando emagrecer em outros momentos, disse que esse foi o pontapé definitivo. A advogada buscou uma nutricionista e um endocrinologista para iniciar sua mudança de hábitos.

“O isolamento para o controle da transmissão do coronavírus fez com que eu tivesse que mudar hábitos e rotinas – como milhares de pessoas – e o próprio medo da doença fez com que meu corpo e mente sentissem o impacto de tudo isso. Comecei pedalando na orla de Camburi, em Vitória, e depois ei a fazer treino funcional na praia. Isso me ajudou muito”, comenta Caroline.

A mudança da advogada é visível aos olhos, mas a transformação foi muito além! Com a mudança dos hábitos, alimentação saudável e a prática diária de exercício físico, veio a diminuição na pressão arterial, diminuição de problemas articulares, diminuição do cansaço, stress e aumento da sensação de bem estar e disposição.

“Eu acabava descontando minha ansiedade em doces. Quase não comia verduras e frutas. Depois que decidi mudar, ei a me alimentar melhor. E a prática de exercícios em si acabou me distraindo dos pensamentos que me deixavam ansiosa. Fora que a orla de Vitoria é linda e contribuiu muito para isso”, ressalta Caroline.

Caroline Vitorino emagreceu 22kg. Foto: Arquivo Pessoal

Caroline Vitorino emagreceu 22kg. Foto: Arquivo Pessoal