fbpx

País

Universidade da Alemanha diz que Decotelli não tem pós-doutorado

Na semana ada, o reitor de uma Universidade argentina disse que o novo ministro da Educação não obteve o título de doutor pela instituição

Publicado

em

A Universidade de Wüppertal, na Alemanha, nega ter concedido ao novo ministro da Educação do Brasil, Carlos Alberto Decotelli, o título de pós-doutorado pela instituição.

Em nota enviada para o jornal O Globo, a assessoria de imprensa da universidade informou que o ministro conduziu por três meses, em 2016, pesquisas na instituição. Porém, não chegou a concluir nenhum programa de pós-doutoramento. “Carlos Decotelli não obteve nenhum título na nossa universidade”.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Essa é a segunda Universidade que se manifesta publicamente contra os títulos de Decotelli. Na última sexta-feira (26), o reitor da Universidade Nacional de Rosário, na Argentina, Franco Bartolacci, afirmou que o ministro não obteve título de doutor pela instituição.

Ao anunciá-lo para o cargo, na quinta-feira (25), o presidente Jair Bolsonaro chegou a mencionar o título de doutor do ministro. Mas, conforme o reitor afirmou ao Estadão, o ministro não cumpriu as etapas necessárias à concessão do título. “Cursou o doutorado, mas não o concluiu, pois lhe falta a aprovação da tese. Portanto, ele não é doutor pela Universidade Nacional de Rosário, como chegou a se afirmar”.

Plágio

No sábado (27), o Ministro da Educação, Carlos Alberto Decotelli, teve sua dissertação de mestrado questionada sob a suspeita de ter copiado na íntegra trechos de outros trabalhos sem a devida citação. O plágio acadêmico é considerado falha científica grave, segundo órgãos de fomento à pesquisa e acadêmicos. A Fundação Getulio Vargas (FGV), onde ele cursou o mestrado, afirmou que investigará o caso.