fbpx

País

Covid-19: pesquisa pode revelar número de infectados no país

Estudo de pesquisadores do Rio Grande do Sul pode estimar, mesmo sem teste, o número de brasileiros com coronavírus. Pesquisa começa na quinta-feira no RS

Publicado

em

Pesquisa pode revelar número de infectados pelo coronavírus no país. Foto: RAEng_Publications/Pixabay

Pesquisa pode revelar número de infectados pelo coronavírus no país. Foto: RAEng_Publications/Pixabay

Pesquisadores da Universidade Federal de Pelotas (Ufpel) podem começar, a partir do dia 9 de abril, uma pesquisa para determinar a quantidade de pessoas infectadas pelo coronavírus em todo o Brasil mesmo sem testes. O estudo começa a ser aplicado nesta quinta-feira (2) no Rio Grande do Sul, segundo a segundo a Folha de S.Paulo.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

> ES tem primeiros casos de transmissão comunitária

De acordo com a publicação, a pesquisa foi solicitada pelo Ministério da Saúde e consiste em um inquérito sorológico, um estudo de prevalência que testa um grupo de pessoas para saber quem foi infectado. A partir dessa amostra, é possível apontar informações como a parcela da população contaminada, quantidade de pessoas que desenvolveram a doença, assintomáticos e taxa de letalidade do coronavírus.

> Levantamento aponta déficit de leitos no ES

No Rio Grande do Sul, serão realizados 4,5 mil testes a cada duas semanas em quatro etapas, totalizando 18 mil pessoas. No Brasil, o número sobe para 33,5 mil testes em três etapas, um total de 99,7 mil pessoas.

O projeto deve custar cerca de R$ 30 milhões, sendo necessário, inclusive, a contratação de uma empresa para realização dos testes. Ambos, no entanto, ainda dependem de um sinal verde do governo para o início dos testes.