Olhar 360º
Prática de exercícios cresce no Espírito Santo

Treino de corrida de cliente da O2 Fit Corrida. Foto: Reprodução/Facebook
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
A pandemia do coronavírus serviu como “pontapé inicial” para muitos que desejavam buscar uma vida mais saudável. Cada vez mais é possível ver pessoas praticando corrida, caminhada, pedal e tantos outros exercícios físicos em espaços públicos. E não custa lembrar que a orla da Grande Vitória oferece uma variedade incomum de esportes, como futebol de areia, canoa haviana, beach tênis, vôlei, futevôlei e frescobol. Treinar em um cenário de cartão-postal dá até um gás.
Com a reabertura das academias, centros de treinamento e, até mesmo, os circuitos funcionais, foi percebido o aumento na procura de pessoas sedentárias por profissionais de educação física para dar início a exercícios físicos, principalmente ao ar livre. O professor de educação física e gestor da comissão do Conselho Regional de Educação Física do Espírito Santo, Michel Barra, conta que é perceptível a maior preocupação com a saúde pós-início da pandemia.
“Notamos o aumento na busca por exercício físico ao ar livre, mas também em estúdios e academias. As pessoas se conscientizaram que o exercício físico, aliado à uma boa alimentação, é um caminho para a saúde e qualidade de vida. As academias de Linhares, Norte do Espírito Santo, registraram cerca de 10 a 15% de matrículas de novos alunos após o retorno das atividades, em abril deste ano”, comentou Barra.
A busca que antes era por melhora da performance deu espaço para o desejo de qualidade de vida. Bernardo Ramos Alves, professor de educação física responsável pela O2 Fit Assessoria de Corrida, conta que os novos alunos estão mais preocupados em deixar o sedentarismo de lado e correr atrás dos prejuízos, focando em uma vida mais saudável e não só em melhorar o desempenho.
“Desde o início da pandemia a chegada de novos alunos é contínua e batemos recorde. No mês abril deste ano, em relação a março de 2019, registramos uma variação de + 20%. E 50% deste público é formado de sedentários que se assustaram com a forma em que a doença se tornava mais agressiva em pessoas com comorbidades, como obesos. Outros 25% estão fugindo de ambientes fechados, como academias e optando por exercício ao ar livre. E os outros 25% buscam por qualidade de vida”, explicou Alves.
Ver essa foto no Instagram
Manter-se ativo faz bem para o corpo e para a mente. A prática de exercício física ajuda a reduzir o estresse e a aumentar a imunidade, dobradinha perfeita para quem quer se prevenir da covid-19. E nada melhor que se exercitar sob o visual da orla de Camburi, em Vitória, com profissionais capacitados. E a ideia de treino ao ar livre conquistou muitos alunos.
O Centro de Treinamento Vida Plus conta com um pólo de circuito funcional na Praia de Camburi e um estúdio na Mata da Praia, em Vitória. O professor de educação física e personal Paulo Vitor Januário conta que em junho do ano ado, com a retomada das atividades após fechamento, se comparado com 2019, o circuito na praia atraiu 40% a mais de alunos. Já o espaço indoor não teve um aumento tão expressivo.
Mas, para ficar longe mesmo do coronavírus, é preciso cuidado, inclusive, quando a atividade física for realizada ao ar livre. As pessoas devem ter consciência da necessidade de usar máscara. É preciso escolher um modelo confortável, que se ajuste adequadamente ao rosto e permita a pessoa respirar bem durante a atividade. Além da proteção facial, o álcool é um bom companheiro da malhação em equipamentos públicos, como nos aparelhos e equipamentos compartilhados.
Ver essa foto no Instagram
