fbpx

Olhar 360º

Grande Vitória tem 132 catadores de materiais recicláveis formais

A Grande Vitória produz em média 2 mil toneladas de lixo todos os dias. Aproximadamente 1,3kg por pessoa

Publicado

em

Material reciclado. Foto: Pixabay

Material reciclado. Foto: Pixabay

A Grande Vitória produz em média 2 mil toneladas de lixo todos os dias. Aproximadamente 1,3kg por pessoa. O desafio continua sendo “produzir menos resíduos, reciclar cada vez mais e remanufaturar”. E um grupo que a despercebido pela sociedade e que está envolvido diretamente com o processo de reciclagem de resíduos é o dos catadores. Na região metropolitana 132 catadores estão vinculados à associações cadastradas nas prefeituras de Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

As associações em parcerias com as prefeituras da Grande Vitória são responsáveis por separar o lixo domiciliar da cidade, garrafas plásticas, papelão, vidros e latinhas que não irão parar no mar ou em bueiros, mas virarão novos materiais, num ciclo de renovação que previne desde enchentes ao aquecimento global.

Em Vitória a coleta seletiva é feita por meio de uma parceria com entre a Central de Serviços e as quatro associações de catadores de materiais recicláveis existentes na capital. São duas modalidades: porta a porta e em pontos de entrega voluntária. Do total das 300 toneladas de lixo produzidas por dia no município, 8,1 toneladas são retiradas pela equipe pela coleta seletiva e destinadas às associações. Ou seja, de toda essa quantidade de materiais, 2,7 % são destinados à reciclagem.

As quatro associações mantém um total de 51 catadores de materiais recicláveis em Vitória: Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Vitória (Ascamare), com 16 catadores beneficiados; Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis da Ilha de Vitória (Amariv), com 13; Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Vitória (AMARV), com 11 e Recicla Capixaba (Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Recicla Capixaba), com 11.

Vila Velha produz média de 590 toneladas por dia de lixo, incluindo entulhos da construção civil, lixo domiciliar, hospitalar e reciclados. Do total, 56 toneladas de material reciclável foram encaminhadas às associações de catadores cadastradas na prefeitura. A Revive que tem 13 catadores de materiais recicláveis beneficiados e Verde Vida com 9.

Atualmente a Secretaria de Serviços da Serra tem parceria com três associações de catadores de materiais recicláveis. Elas somam 35 catadores. São a Recuperlixo, Amarvila e Abrasol, respectivamente nos bairros Jardim Tropical, Vila Nova de Colares e Planalto Serrano. Ao longo de 2020, a coleta seletiva recolheu 1,14 toneladas por mês, número muito baixo, devido à pandemia do coronavírus. Os dados dos primeiros meses de 2021 ainda estão em levantamento.

A Serra conta ainda com 111 Locais de Entrega Voluntária (LEVs), sendo 22 localizados em vias públicas dos bairros Parque Residencial Laranjeiras, Colina de Laranjeiras, Castelândia, Morada de Laranjeiras, Valparaiso, Jacaraípe, Barcelona, Santo Antônio, Caçaroca, Porto Canoa e Centro da Serra, 85 em Unidades de Ensino da rede municipal, 2 na Prefeitura da Serra, 1 no Pró Cidadão e 1 na Farmácia Cidadã Estadual. A operação é realizada pelo poder público sendo estes resíduos entregues aos catadores de materiais recicláveis organizados, nas associações, que os selecionam por grupo e tipo e os comercializam aos sucateiros e aparistas ou diretamente às indústrias reprocessadoras.

Cariacica informou que tem convênio com duas associações de catadores de recicláveis. A Flexvida beneficia 8 catadores e a Acamarp 16. A Secretaria Municipal de Serviços divulgou que em 2020 foram recolhidas 100 mil toneladas, sendo 891 toneladas de recicláveis enviados para as associações. Até o início do mês de maio deste ano, já foram recolhidos aproximadamente 101 mil toneladas de lixo. A coleta é realizada nas escolas e equipamentos públicos do município, empresas credenciadas e porta a porta em doze bairros.