Olhar 360º
Conheça os órgãos públicos que têm mais comissionados no ES
O maior número de comissionados está na Assembleia Legislativa, que tinha 65% dos servidores nessa situação até o último mês de abril

Comissionados são maioria no legislativo. Foto: Pixabay
Em todo o Espírito Santo, os servidores que possuem cargos comissionados representam 11% do funcionalismo público, considerando todos os âmbitos da istração pública. Mas, em alguns órgãos, o número pode ser até 6 vezes maior, como é o caso do Poder Legislativo, tanto estadual como municipal. O maior número de comissionados está na Assembleia Legislativa, que tinha 65% dos servidores nessa situação até o último mês de abril. Nas Câmaras Municipais de todos os 78 municípios, os servidores comissionados são 64%.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
O Poder Judiciário concentra a segunda maior parte dos comissionados, com 39% no Tribunal de Contas (TCE-ES), 29% no Ministério Público e 17% no Tribunal de Justiça. Nas prefeituras eles são 10% e no governo do Estado, 7%. Os dados também são de abril.
Ao todo, o estado tem 22.680 servidores comissionados, que receberam em média R$ 3.031,59, totalizando gasto de R$ 68,7 milhões.
Em todo o Estado, 55% dos servidores são efetivos, 25% por contratação temporária e o restante tem outros modelos de contração. O levantamento dos dados foi feito no de Controle do Tribunal de Contas do Espírito Santo (TCE-ES), que compila os dados enviados pelos municípios e demais órgãos.
