fbpx

Natureza

Fotos do Sol mostram paisagem com milhares de minúsculas chamas

As imagens da Solar Orbiter foram capturadas a 77 milhões de quilômetros da superfície do Sol

Publicado

em

A ESA (Agência Espacial Europeia, sigla em inglês) e pela Nasa divulgaram imagens mais próximas do Sol já feitas por uma espaçonave foram divulgadas nesta quinta-feira (16). As fotos em alta resolução foram tiradas pelo recém lançado Solar Orbiter, missão conjunta das agências, e revelam detalhes inéditos da superfície solar.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Os pesquisadores observaram que as chamas detectadas pela Solar Orbiter aparentemente não ocorrem em locais próximos a manchas solares ou em regiões de intensa atividade solar. Como lembra o The Verge, as explosões solares são associadas ao aparecimento de manchas escuras na superfície da estrela, que causam oscilações no campo magnético do astro e liberam raios de energia para fora da atmosfera.

As imagens da Solar Orbiter foram capturadas a 77 milhões de quilômetros da superfície do Sol – aproximadamente a metade da distância entre a estrela e a Terra. Nenhuma outra espaçonave obteve fotos da superfície do astro a distâncias iguais ou menores. A missão visa obter registros dos polos solares, pontos que ainda não foram explorados por nenhuma outra expedição espacial.