Mundo
Jornalistas são presos durante cobertura dos protestos em Minneapolis
Repórter, produtor e cinegrafista da emissora americana CNN foram presos enquanto faziam transmissão ao vivo do protesto

Repórter da CNN é preso durante a cobertura do protesto contra a morte de um homem negro em Minneapolis, EUA. Foto: Reprodução/CNN
Jornalistas da rede de televisão americana CNN foram presos na manhã desta sexta-feira, 29, enquanto trabalhavam na cobertura dos protestos violentos na cidade de Minneapolis, no Estado de Minnesota. O repórter Omar Jimenez, enviado ao Estado para cobrir os protestos, foi algemado ao vivo.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Segundo publicou o jornal Estadão, o repórter estava próximo a um bloqueio policial em um dos pontos da cidade que foram incendiados por manifestantes. Enquanto reportava os fatos em uma entrada ao vivo para a televisão, Jimenez recebe voz de prisão e é algemado por um policial. O repórter pergunta o motivo da prisão, mas não é informado.
“It didn’t make any sense to me,” law enforcement analyst Charles Ramsey says about the arrest of a CNN team in Minneapolis who had clearly identified themselves as press. “…There’s no way something like that should occur.” https://t.co/caz6vZT4af pic.twitter.com/XCXsqU74iX
— CNN (@CNN) May 29, 2020
Após a prisão do repórter, os apresentadores tentam ouvir do produtor da equipe o que está se ando, no entanto o jornalista também é detido pela polícia estadual. Na sequência, o cinegrafista da equipe também é algemado e levado pelos policiais.
Pelo Twitter, a CNN afirmou que as prisões são “uma clara violação da 1ª emenda” e pediram pela soltura imediata da equipe de reportagem.
CNN calls the arrest of its team in Minneapolis “a clear violation of their First Amendment rights” https://t.co/gYLZSMARpU
— CNN (@CNN) May 29, 2020
Após a manifestação da rede de televisão, o governador do Estado, Tim Walz, desculpou-se pela atuação da polícia, a qual classificou como totalmente inaceitável.
Os jornalistas foram liberados por volta das 09h. De acordo com Jimenez, os policiais foram cordiais após a prisão e não foram violentos com a equipe quando as câmeras pararam de filmar. O repórter ainda disse que quando perguntou o motivo da prisão, os policiais disseram que estavam seguindo ordens.
