Mundo Pet
Maya: a dog surfista que coleciona títulos internacionais e nacionais
De Marataízes, litoral Sul do Espírito Santo, ela é um fenômeno no esporte e nas redes sociais

Maya é surfista nata. Foto: Reprodução/Instagram/clicksurf78
Você certamente conhece pelo menos dois dos mais conhecidos surfistas do Brasil: Ítalo Ferreira, medalhista de ouro nas Olimpíadas e Gabriel Medina. Mas você sabia que cachorros também estão conquistando os mares? A cadelinha Maya, da raça australian cattle dog, é a prova disso. De Marataízes, litoral Sul do Espírito Santo, ela é um fenômeno no esporte e nas redes sociais. No Instagram, ela já conta com mais de 40 mil seguidores. E vem conquistando diversos títulos. A cadela já foi duas vezes campeã no Mundial SurfDog Califórnia, nos Estados Unidos, campeã brasileira SurfDog2020 e campeã SupDog Rei de Búzios.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Maya frequenta praias desde os dois meses de vida. Foto: @mayasurfdog/Instagram/Reprodução
A história de Maya com o surfe é longa. Seu tutor, o empresário Gilson de Moraes, surfista desde criança, conta que Maya desde que entrou em sua vida vive nesse universo de surfe. Por ser muito ativa e corajosa, ela se interessou pelo esporte desde filhote e começou a acompanhá-lo nos mares. A curiosidade das pessoas sobre a vida da cadela foi o que o incentivou a começar a compartilhar nas redes sociais.
O sucesso da cadela não aconteceu da noite para o dia. Ela começou a chamar atenção, a ser pauta em jornais locais e até de um programa de TV nacional, o “Como Será”, apresentado pela jornalista Sandra Annenberg. Claro que foi a dedicação, o trabalho duro e os muitos títulos mundiais conquistados que a fizeram conquistar todo interesse do público.
A cadela é uma sensação no Instagram! Uma verdadeira influenciadora digital. Suas fotos colecionam curtidas e comentários. Ela faz até publicidade e recebe diversos “mimos”. “Ao chegar o primeiro presente ficamos muito surpresos e felizes, e depois foram chegando mais e mais, e nós amamos”, conta Gilson.
Maya não se contenta só com um esporte, ela também pratica kitesurf, stand up paddle e é skatista. Provando que energia é o que não falta na sua vida.
Ver essa foto no Instagram
SurfDog
O SurfDog ainda é uma modalidade nova no Brasil. No esporte, o protagonismo é todo dos cachorros, eles surfam em dupla com seus tutores e também sozinhos. As competições envolvem cães treinados para surfar em pranchas de surf, bodyboard, skimboards, pranchas de windsurf ou bodysur. Nos Estados Unidos essa já não é uma novidade, por lá, eles já estão no 11º Mundial de Surf Dog. No país existem praias próprias para os cães.
No ano ado, aconteceu no Brasil o 1º Mundial, que foi virtual devido à pandemia. Maya se consagrou campeã brasileira. “A Maya apareceu no cenário mundial com apenas 2 anos, sendo a única até hoje a competir nas quatro categorias e temos os dois títulos mundiais 2018 e 2019”, relata Gilson.
A carreira de surfista já levou Maya para diversas viagens nacionais e internacionais. Ela já se aventurou pelo Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco, e claro, Califórnia.
A rotina de Maya é de uma verdadeira atleta. Seu tutor Gilson conta que em seu dia a dia, ambos se mantêm em dia com a preparação física, fazem treinos e possuem uma alimentação saudável. “No mais temos uma vida normal, com uma cachorra e uma família que são super apaixonados por ela”.
Ao ver todo o carinho e atenção que sua cadela recebe, Gilson diz que é emocionante. “É uma satisfação imensa para nós saber que conseguimos ar para as pessoas um pouco desse amor e dessa cumplicidade”.
Ver essa foto no Instagram
