fbpx

ES360

Vila Velha volta para o risco moderado na segunda-feira

Dos 78 municípios capixabas, 18 estão classificados em risco baixo, 52 em risco moderado e oito em risco alto

Publicado

em

 

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Vila Velha saiu do risco alto e foi para o risco moderado no 59º Mapa de Risco Covid-19, divulgado no final da tarde dessa sexta-feira, dia 11. Na Grande Vitória, apenas Viana continua em risco baixo para a transmissão do novo coronavírus. Dos 78 municípios capixabas, 18 estão classificados em risco baixo, 52 em risco moderado e oito em risco alto. A nova classificação vai vigorar de segunda-feira (14) até o próximo domingo (20).

O governador do Estado, Renato Casagrande, disse durante pronunciamento nesta sexta-feira (11), que o estado vem reduzindo a transmissão do novo coronavírus, assim como a média móvel de óbitos e isso leva à redução do número de municípios em risco alto. “Estamos em uma situação de queda constante e lenta. O que é, de certa forma, bom, porque pode permitir que nós continuemos nessa posição por mais tempo sem uma nova onda”, destacou.

Para o governador, o estado tem dado os importantes na redução da transmissão da covid-19, porém a doença ainda é uma preocupação, porque outros estados estão ando por uma nova onda e já registram ocupação acima de 80%. No Espírito Santo, a ocupação de leitos potenciais é de cerca de 55%. Com os leitos realmente disponíveis a ocupação é de 62%. Casagrande lembra ainda que o estado chegou a registrar uma média móvel de 63 óbitos por dia e, atualmente, esse número caiu para 24. “Mas o ideal é zerar”, disse o governador.

Confira a classificação do novo Mapa de Risco:

Baixo Guandu, Castelo, Colatina, Conceição do Castelo, Iconha, Itaguaçu, Itarana, Jerônimo Monteiro, João Neiva, Marilândia, Mimoso do Sul, Mucurici, Muqui, Piúma, Santa Maria de Jetibá, São Roque do Canaã, Viana e Vila Pavão.

Risco moderado: Afonso Cláudio, Água Doce do Norte, Águia Branca, Alegre, Alto Rio Novo, Anchieta, Apiacá, Aracruz, Atílio Vivácqua, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Bom Jesus do Norte, Brejetuba, Cariacica, Conceição da Barra, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Fundão, Governador Lindenberg, Guaçuí, Guarapari, Ibiraçu, Ibitirama, Irupi, Itapemirim, Jaguaré, Laranja da Terra, Linhares, Mantenópolis, Marechal Floriano, Montanha, Muniz Freire, Nova Venécia, Pancas, Pedro Canário, Ponto Belo, Presidente Kennedy, Rio Bananal, Rio Novo do Sul, Santa Leopoldina, Santa Teresa, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São José do Calçado, São Mateus, Serra, Sooretama, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante, Vila Valério, Vila Velha e Vitória.

Risco alto: Alfredo Chaves, Cachoeiro de Itapemirim, Domingos Martins, Ecoporanga, Ibatiba, Iúna, Marataízes e Pinheiros.