fbpx

ES360

Viana não registrou mortes após aplicação de meia dose da vacina

Cidade abre 9 mil vagas nesta segunda para aplicação da segunda meia dose da covid

Publicado

em

Coletiva da Sesa. Foto: Reprodução de vídeo

Após a vacinação com a primeira meia dose aplicada pelo projeto Viana Vacinada, em junho, o município da região metropolitana do Espírito Santo não registrou nenhum óbito entre as 20.322 pessoas participantes do estudo. Entre os resultados do projeto até agora é o desenvolvimento de anticorpos em mais de 88% dos participantes.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Com a aplicação da segunda meia dose, que começou ontem em Dia D de vacinação, a expectativa é que chegue a 100% de produção de anticorpos. Sobre os óbitos, o secretário de estado da Saúde, Nésio Fernandes, afirmou que não houve óbitos após 28 dias de aplicação da vacina. No entanto, uma pessoa morreu 17 dias depois de receber a primeira dose. Sendo assim, ela teria sido infectada nos dias seguintes da primeira aplicação, estando fora da janela necessária para proteção.

Segundo o secretário, ao longo de agosto, os resultados serão avaliados e publicados em artigos científicos para então até o final de setembro ser realizada uma grande agenda para apresentar resultados.

“Viana teve uma grande capacidade de testagem. Em junho, eram 2.330 casos suspeitos sendo que 438 foram confirmados, uma positividade de 18%. Em julho, foram mais casos notificados e 216 confirmados, o que resultou em 8% de positividade. Isso é o efeito protetor das doses”, disse.

Outra característica da meia dose foi a intensidade dos efeitos adversos como dor e vermelhidão no lugar da aplicação e febre. Em geral, o subsecretário de Estado em Saúde, Luiz Carlos Reblin afirmou que os efeitos foram mais leves e duraram menos tempos em que tomou a dose completa da Atrazeneca.

Agendamento para meia dose

No Dia D para a segunda meia dose da vacina, realizado neste domingo (08) mais de 11 mil pessoas compareceram. Como ainda faltam 9 mil pessoas tomarem a segunda meia dose, a prefeitura de Viana abre nesta segunda (09) 9 mil vagas para completar o ciclo da vacinação pelos próximos 14 dias, segundo o prefeito Wanderson Bueno.