ES360
Vereadoras eleitas correspondem a 10,11% do total de representantes do Legislativo no ES
Dos 860 vereadores eleitos neste domingo (15) para as Câmaras Municipais, apenas 87 são mulheres

Karla Coser e Camila Valadão foram eleitas vereadoras de Vitória. Foto: Reprodução/Instagram
As vereadoras eleitas correspondem a 10,11% do total de representantes do Legislativo do Espírito Santo. Do total de 860 vagas para as Câmaras municipais, apenas 87 delas foram preenchidas por mulheres no domingo (15).
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Apesar de mais da metade da população ser de mulheres no Espírito Santo (51%), esse percentual, contudo, não se espelha na ocupação de determinados espaços, como a política. As mulheres foram responsáveis por 34,4% das candidaturas do cargo de vereador. Em todo o estado, eram 11.479 candidatos, sendo 3.945 mulheres e 7.534 homens.
Os resultados das eleições de 2020 apontam que Vargem Alta será o município com a maior representatividade feminina na Câmara de Vereadores: 4 das 11 vagas serão ocupadas por mulheres (36,36%). Além disso, em onze cidades capixabas, as mulheres ficaram em primeiro lugar entre os vereadores eleitos: Anchieta, Baixo Guandu, Conceição da Barra, Dores do Rio Preto, Ibiraçu, Iconha, Ponto Belo, Muniz Freire, Presidente Kennedy, Santa Leopoldina e São Gabriel da Palha.
Em Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica, apenas cinco mulheres foram eleitas para as Câmara municipais, o que corresponde a 6,7% do total de representantes do Legislativo nas quatro maiores cidades do estado.
> “Triste por ter sido só eu”, diz a única prefeita eleita do ES
Em relação à atual gestão de Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica, elas perderam espaço. Ao todo, sete vereadoras exercem mandatos atualmente nesses municípios. Cariacica tem o pior cenário: nenhuma mulher conquistou uma vaga para o Legislativo. Já a capital terá duas representantes femininas na Câmara Municipal, fato que não acontecia desde 1989. Camila Valadão (Psol) obteve 5.625 votos, a segunda maior votação da capital e do Espírito Santo. Já Karla Coser (PT) se candidatou pela primeira vez e se elegeu com 1.961 votos.
